“Se conselho fosse bom, não se dava… Vendia!”

Quem nunca ouviu esse adágio em algum momento da sua vida, que atire a primeira pedra, mas essa expressão que eu utilizei na manchete foi apenas para chamar sua atenção, pois na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, desta terça-feira (9), foi aprovado o Projeto de Lei nº 266/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui o Conselho de Governadores do Estado de Sergipe. A intenção é criar um órgão consultivo composto por ex-governadores, que terão a missão de aconselhar o atual chefe do Executivo, neste caso, o governador Fábio Mitidieri (PSD). Segundo a redação, os membros não serão remunerados pela participação e as reuniões ordinárias ocorrerão duas vezes ao ano, com a possibilidade de convocações extraordinárias. A iniciativa é interessante, mas vamos torcer para que o dito popular não esteja certo. Concordam?

 

Apoio em Lagarto

A disputa eleitoral por uma das vagas na Câmara Municipal de Lagarto será intensa e bastante concorrida. Neófito na disputa, o professor Weslley Carvalho segue fortalecendo o seu nome e se preparando para o embate. Nesta semana, o pré-candidato reuniu a família em estúdio de fotografia para as primeiras fotos da futura campanha. Além do pai e mãe, o professor também foi fotografado ao lado do empresário e avô, João do Posto, que fortaleceu o apoio ao seu neto. O empresário e professor, Weslley Carvalho, filiado ao PSD, deve ter o seu nome confirmado para postular um cargo no Poder Legislativo de Lagarto na Convenção do Partido Social Democrático, que acontece no dia 20 de julho.

 

Definição em Estância

A esposa do delegado André David, a empresária Rebeka Maia, filiada ao Partido Liberal (PL), é pré-candidata à prefeita do município de Estância, no Sul Sergipano. “O estanciano só tem a ganhar com a pluralidade, com opções variadas de pré-candidaturas. Ele que vai escolher se continua como está ou muda. Ser uma opção de mudança é o mínimo que podemos fazer, agora, pelo povo de Estância. A decisão vai ser única e exclusivamente sua, Estanciano”, afirmou o Delegado André David.

 

Festa do Mastro de Capela

Nesta terça-feira (9), na Comissão de Cultura da Câmara Federal, o deputado federal, Nitinho Vitale (PSD), concedeu parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 4.220/2023, de autoria da deputada federal Katarina Feitoza. O projeto reconhece como manifestação cultural nacional a “Festa do Mastro”, que acontece no município de Capela, no Leste Sergipano, dentro dos festejos juninos. “É uma proposta de preservação da história, de reconhecimento das tradições e de valorização da cultura sergipana”, explicou Nitinho, ao destacar que a primeira edição da festa, em Capela, aconteceu em 29 de junho de 1939, por iniciativa popular  liderada pela Família Melo, formada pelos irmãos Napoleão,  Nelson,  Wilson e Anderson Melo.

 

Valadares Filho de volta

O ex-deputado federal, Valadares Filho, do Solidariedade, comunicou em suas redes sociais, que se desincompatibilizou do cargo de assessor no Ministério da Secretaria-Geral da Presidência da República, conforme exigência da legislação eleitoral, a fim de estar apto a participar das eleições municipais deste ano. “Com esta decisão, poderei me dedicar ainda mais ao diálogo com os partidos do campo progressista e da base do presidente Lula e ao debate com a população sobre o futuro de nossa cidade. Um líder quando convocado, como fui pelo meu partido, não pode se omitir em um momento crucial para o futuro de um povo”, disse.

 

PT e União Brasil… Juntos?

O prefeito de Maruim, Gilberto Maynart de Oliveira (PT), esteve nos estúdios da Sim FM, e concedeu entrevista ao radialista George Magalhães, no programa Sergipe Verdade da sexta-feira (5). Na oportunidade, confirmou sua pré-candidatura à reeleição e não descartou uma aliança com o ex-prefeito Jeferson Santana (União Brasil). “Nós temos alguns avanços de lideranças do nosso grupo, que tem conversado com lideranças do grupo político de Jeferson Santana, e verificando se esse caminho pode ser seguido. Nós temos que ter esse preparo para que a gente tome a decisão correta. Nós temos sentido uma aceitação por parte dos dois grupos. Não existe qualquer restrição. Nós sempre fomos antagônicos, até porque na política existe a disputa. A gente respeita os ideais de cada um, mas a gente tem que compreender, que somação de forças, se ela for propícia, se verificarmos que isso é bom para os dois grupos, nada impede que haja esta junção”, afirmou o prefeito de Maruim Gilberto Maynart.

 

Seguindo a família em Riachão

Mais um jovem se destaca no atual cenário eleitoral sergipano para disputar as eleições deste ano. Trata-se do produtor rural Danilo de Bodó, 35 anos, que vai tentar uma vaga no parlamento do município de Riachão do Dantas, pelo Republicanos. A família de Danilo já exerceu cinco mandatos na Câmara de Riachão, sendo o pai, mãe e o irmão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • FGTS tem lucro recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023

    O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve, [...]

  • POLIOMIELITE: doença não tem tratamento específico, apenas suporte de sintomas; vacinação é a principal prevenção

    A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus, que [...]

  • Brasil registrou 166 focos de gripe aviária entre 2022 e 2024

    Entre 2022 e 2024, o Brasil registrou 3.130 suspeitas de [...]

  • Opera Sergipe ultrapassa marca de 14 mil cirurgias realizadas e melhora qualidade de vida dos sergipanos

    Lançado em julho de 2023, com o objetivo de ampliar [...]

  • Governo do Estado repassou mais de R$ 770 milhões para municípios no primeiro semestre

    O Governo de Sergipe repassou, no primeiro semestre deste ano, [...]