Zezinho Sobral e o seu test drive

O vice-governador do Estado, Zezinho Sobral, assumiu interinamente o comando do Estado, já que o titular viajou em missão internacional com os demais governadores dos estados do Nordeste. Geralmente esse test drive é uma chance para o vice mostrar sua capacidade de gerenciar e de articular o seu futuro… Isso mesmo… O futuro em 2026. Zezinho sempre aparece cotado para disputar o Executivo. Mas, será que ele realmente quer? Para ser sincero, ele demonstra que gosta de onde está… Dificilmente vai querer sair da “zona de conforto”. Talvez seja por isso, que o governador Fábio Mitidieri passou o comando para o seu vice, sem alarde, com a certeza que vai encontrar tudo como deixou. Então tá!

 

(Foto: Assessoria)

Uso de trajes na CMA

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, publicou um ato normativo para regulamentar os trajes dos vereadores, servidores e visitantes. A regulamentação diz respeito aos trajes necessários para permanecer nas dependências da Casa Legislativa, assim como para participar de sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas. O Ato nº 14/2024 explica que não é recomendado comparecer à Câmara utilizando bermuda, shorts, minissaia, miniblusa, blusas com transparência, chinelos, bonés e chapéus, ressalvada a necessidade decorrente de motivo de saúde devidamente comprovado.  Além disso, é proibido utilizar estampas que constituam apologia a crimes ou incentivem a prática de atos ilícitos.

 

Perseguição em Itaporanga

Na última sexta-feira (10), o SINTESE divulgou que a professora Rosemary Santos Andrade, da rede municipal de ensino de Itaporanga D’Ajuda, foi ouvida no processo de inquérito administrativo instalado na Secretaria Municipal de Educação. O sindicato alegou que em abril, a professora recebeu uma suspensão de 60 dias, sem motivo ou justificativa. o SINTESE conseguiu uma liminar para que a professora retornasse imediatamente às suas atividades, concedida pelo juiz da 1ª vara cível e criminal de Itaporanga D’Ajuda, Anderson Clei Santos.

 

Nova ponte Aju/Barra

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macêdo, informou que nesta segunda-feira (13), teve uma reunião com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura. Na pauta, os estudos em andamento para construir uma segunda ponte sobre o Rio Sergipe, ligando Aracaju e Barra dos Coqueiros. “Foi um passo significativo para o desenvolvimento da região e a melhoria das estradas. Eles estão planejando diversos estudos, como viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de projetos de engenharia e análises de impacto ambiental”, detalhou o prefeito. 

 

Novidades em Santo Amaro

A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, administrada pelo prefeito Paulo César (União Brasil), lançou o “Acelera Santo Amaro” com recursos próprios O objetivo é desenvolver a cidade e melhorar ainda mais a vida da população santo-amarense. O programa de desenvolvimento do município contempla áreas como infraestrutura com pavimentação em pedra granítica na sede e nos povoados: Aldeia, Bela Vista e Sapé, bem como do conjunto João Ferreira da Costa e da rua do Fórum. As praças públicas Zózimo Lima, no bairro Tabuleiro, e do povoado Sapé, além dos canteiros da Valdemar Sobral, Caquende, Bezerra de Menezes e do bairro Nova Esperança estão sendo requalificados para melhorar a vida da população. Para segurança pública, a iluminação das vias públicas da sede do município e dos povoados agora é com LED, ou seja, mais luz, economia, segurança e sustentabilidade. “Tenho trabalhado, diuturnamente, para melhorar a vida dos filhos e filhas de Santo Amaro das Brotas. O diálogo aberto com o Governo Estadual, deputados federais e estaduais, e senadores têm viabilizado vindas de emendas para colocar a casa em ordem”, disse o prefeito Paulo César.

 

Novo seguro obrigatório 

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (8), a criação do novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo “Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT)”. De acordo com informações da Agência Senado, foram 41 votos a favor, o mínimo necessário para esse tipo de proposição, e 28 contrários. Com aprovação, o texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, de iniciativa do governo, também aumenta em R$ 15,7 bilhões o limite para as despesas da União. O texto cria o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que será cobrado anualmente dos proprietários de automóveis e motocicletas com a finalidade de ser usado para pagar indenizações por acidentes. A Caixa Econômica Federal será a administradora do fundo desses recursos. Os senadores da bancada sergipana, Alessandro Vieira (MDB), Laércio Oliveira (PP) e Rogério Carvalho (PT) votaram a favor da criação do novo seguro obrigatório. O projeto segue para a sanção da Presidência da República.

 

Graccho Cardoso em pauta

O vereador Pedro Gomes fez uma participação durante o programa Sergipe Verdade desta quinta-feira (9), na Sim FM. Na oportunidade, o parlamentar denunciou diversas irregularidades na gestão do prefeito de Graccho Cardoso, Arakém Aragão. O parlamentar listou algumas irregularidades, das quais destacou as condições precárias do transporte escolar; a perda salarial dos professores, que não tem recomposição desde 2022; e a execução de obras sem a devida aplicação dos recursos em conformidade com as medições apresentadas. “A gente clama à justiça do nosso estado, que venha acompanhar a gestão de Graccho Cardoso. Eu vou continuar acompanhando e fiscalizando como sempre fiz”, disse o vereador Pedro Gomes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidata a vereadora Jullie Barbosa se destaca entre os socorrenses como candidata a vereadora pelo Cidadania

    Jullie apoia o candidato a prefeito Samuel Carvalho e tem [...]

  • Censo: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos

    Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos [...]

  • Cirurgias para pacientes com endometriose deverão retornar no Hospital Universitário de Aracaju

    Em audiência realizada nesta quinta-feira, 5, o Governo do Estado [...]

  • Reforma tributária: CNC defende mudanças para reduzir impactos nos setores de Comércio e Serviços

    Apesar de terem conseguido avançar em termos relacionados à simplificação [...]

  • Justiça isenta ex-franqueada da CVC em ação por concorrência desleal

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a [...]