Com o objetivo de preparar o sertanejo para guardar água das chuvas durante o inverno, o Governo do Estado já recuperou em 2023, 97 aguadas em Canindé do São Francisco e 87 em Porto da Folha. No total, já são 184 aguadas recuperadas pelo Programa de Recuperação de Barragens em Sergipe. A política pública ganhou um reforço orçamentário de R$ 2,5 milhões, anunciados pelo governador Fábio Mitidieri, durante o último ‘Sergipe é aqui’, realizado em Propriá, no dia 22 de março. A iniciativa integra o Programa Desenvolve Sergipe que agora totaliza R$ 4,9 milhões em investimentos, na revitalização dessas reservas de água.
São barragens que estão sendo preparadas agora para guardar o máximo de volume de água nas chuvas de inverno e suprir a população rural no verão. A intenção do programa é atender um total de 20 barragens de médio porte e outras mil de pequeno porte. São barragens com múltiplos usos, desde a irrigação, a pesca e o consumo residencial, e que, na maioria das vezes atende a dessedentação animal.
A ação é fruto do termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania de Sergipe (Seasc) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A Seasc financia as obras através de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), enquanto a Seagri executa por meio da sua vinculada, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).
Segundo o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, as máquinas da empresa licitada para as obras seguirão com serviços também em Tomar do Geru e Graccho Cardoso. “Em quase um ano, recuperamos 311 pequenas aguadas em Canindé e 172 em Porto da Folha. Ainda em Porto da Folha, limpamos três barragens de médio porte, mas a maior ação desta edição do programa foi o desassoreamento da barragem do Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, em Itabaiana”, destacou Paulo Sobral ao observar que a ação em Itabaiana tem levado alívio ao abastecimento humano de quatro municípios e para a irrigação de 466 lotes agrícolas.
O diretor de infraestrutura hídrica da Coderse, Ernan Sena, explica como é feito o trabalho. “Tiramos o excesso de sedimentos acumulados no leito destas barragens. São refeitos os taludes, que seguram a maior parte da força da água e aumentamos a profundidade, para uma maior captação da água da chuva, destacou observando que a ação beneficia principalmente os pequenos criadores de animais, dos municípios em situação de emergência, devido à seca. “Eles levam os rebanhos até as margens para beber ou fazem o carrego da água em carroças ou carros-pipa”, enfatizou.

Fonte: https://www.se.gov.br/noticias
Foto: Fernando Augusto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas

    A ação violenta de policiais legislativos contra jornalistas e o [...]

  • MPT-SE participa de ato simbólico em celebração aos três anos do CRAI Sergipe

    Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) em Sergipe promoveu [...]

  • Pacientes oncológicos e instituições de apoio celebram inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com Selo Diamante, Aracaju se torna a primeira do Nordeste e a quarta do Brasil em transparência

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10, [...]

  • “Quando a boa política se une, a obra nasce”, diz Fábio Mitidieri ao inaugurar Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda

    O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira, 10, o Hospital [...]