O estado de Sergipe se destacou nacionalmente com o aumento de 17,2% do efetivo da Polícia Militar em 2023, além de uma série de outros índices que comprovam a melhoria geral da segurança pública no estado.

Os dados são do primeiro volume de uma série de estudos baseados nos resultados das pesquisas de informações básicas estaduais (Estadic) e municipais (Munic), realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisadas pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Segundo a análise do Observatório de Sergipe, o efetivo da Polícia Militar a nível nacional vem experimentando uma redução desde 2014. Diferentemente da tendência nacional, em Sergipe se observou um aumento de 17,2% no contingente, entre os anos de 2019 e 2023. Além disso, a participação feminina na corporação sergipana também cresceu, saindo de 9% para 10%.

Os dados indicam ainda que, em 2023, o estado de Sergipe também apresentou aumento no número de prefeituras que contam com órgãos gestores locais voltados à temática da segurança pública, passando de 24, em 2019, para 27. Além disso, 24 dos 75 municípios sergipanos tinham Guarda Municipal em 2023.

Para o assessor técnico do Observatório de Sergipe, Isaque Cangussu, responsável pelo estudo, o destaque do estado na pesquisa revela a atenção do governo com a segurança pública, e ajuda a explicar os motivos pelos quais Sergipe tem sido considerado o estado mais seguro em toda a região Nordeste.

“Chama especial atenção o aumento do número de policiais militares em atividade no Estado de Sergipe, entre 2019 e 2023. Um incremento de mais de 800 homens e mulheres vestindo a farda da briosa Polícia Militar do Estado de Sergipe, o que representa cerca de 17% de crescimento da tropa no quadriênio. O dado se torna ainda mais relevante quando se constata que a curva nacional é descendente. No período, verificou-se no país uma queda superior a 4% nos efetivos das polícias militares”, explicou Isaque.

 Sobre o estudo

Este volume tem como foco a área de Segurança Pública e busca fornecer uma análise sobre a gestão da segurança pública, além de examinar a estrutura e as características das forças públicas. O foco de análise é o estado de Sergipe, mas com uma perspectiva comparativa com as médias regionais e nacional.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques defende permanência da Zona de Expansão em Aracaju durante audiência pública no Mosqueiro

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou nesta segunda-feira (17) [...]

  • Fasc360°: projeto da UFS mostra Festival de Artes de São Cristóvão antes, durante e depois

    Estudantes e professores de seis cursos de graduação da Universidade [...]

  • PF não perderá recursos com PL Antifacção, diz relator no Senado

    Indicado para relatar o projeto de lei (PL) Antifacção no [...]

  • Divulgado gabarito do 2° dia de provas do Enem 2025. Veja como acessar

    O Inep anunciou a antecipação do gabarito e dos cadernos [...]

  • SSP apresenta dados de crimes raciais e lança Cartilhas de Identidade Religiosa e de Identidade Étnico-Racial

    Em alusão aos ‘Dia da Consciência Negra’ e com o [...]