O aumento dos preços dos combustíveis caiu por terra na tarde desta terça-feira, 25, após a Justiça Federal do Distrito Federal, mais precisamente o juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara, ordenar a suspensão imediata do decreto do Governo Temer que aumentou as alíquotas do PIS/Cofins sobre gasolina, álcool e diesel, na última sexta-feira.

“Não pode o Governo Federal, portanto, sob a justificativa da arrecadação, violar a Constituição Federal, isto é, violar os princípios constitucionais, que são os instrumentos dos Direitos Humanos”, informa o juiz Renato Borelli, em sua decisão, que, com certeza, chega como alívio para os milhares de brasileiros que ficaram indignados com a notícia.

Vale lembrar que a decisão da Justiça Federal é imediata e tem efeito por todo o Brasil. Contudo, a redução dos preços nos postos de combustíveis ocorrerá somente quando o Governo for oficialmente notificado e, claro, repassar gasolina, álcool, diesel mais baratos aos comerciantes.

A decisão da Justiça do Distrito é cabível de recurso e a Advocacia-Geral da União – AGU – já informou que vai recorrer assim que for notificada. Pelo jeito, o Governo Federal terá uma longa batalha judicial à vista para arrecadar os seus R$ 10,4 bilhões e impedir uma revisão na meta fixada pelo Orçamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Cortejo afro-cultural Afoxé de Odé acontece em Nossa Senhora do Socorro neste sábado

    Neste sábado, 20 de setembro, Nossa Senhora do Socorro será [...]

  • Fred Gomes participa de Mesa-Redonda do 12º Congresso Todos Juntos contra do Câncer em São Paulo

    A 12ª edição do Congresso Todos Juntos contra o Câncer [...]

  • Alex Melo convida Emília Corrêa para participar da ‘Caminhada do Amor’

    O vereador Alex Melo (PRD) foi recebido no gabinete da [...]

  • Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

    O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta quinta-feira, 18, com [...]

  • Brasil pode faturar até US$ 140 bilhões por ano com bioeconomia até 2032

    O estudo “O Potencial do Brasil na Bioeconomia do Conhecimento”, [...]