Os atletas sergipanos têm sido destaque no cenário esportivo nacional. Recentemente, quatro paratletas sergipanos foram convocados para integrar a seleção brasileira que está participando dos Jogos Parapanamericanos 2023, em Santiago, no Chile.

A lista, divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contempla nomes que já são familiares aos amantes do esporte adaptado em Sergipe. Entre os convocados, destacam-se o atleta de paraciclismo Ulisses Freitas, da cidade de Lagarto, e as atletas de parabadminton Lucivânia dos Santos, de São Cristóvão, Maria Brenda, de Itabaiana, e Maria Gilda, de Capela. Os quatro sergipanos se somam aos 324 atletas de 23 estados e do Distrito Federal convocados para representar o país na busca por medalhas e bons resultados no cenário paralímpico internacional.

Com uma longa trajetória no paradesporto, tanto como atleta quanto como parte integrante da gestão da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), o atleta Ulisses Freitas falou sobre a alegria por ter sido convocado para a seleção e ressalta a importância do desenvolvimento contínuo do esporte adaptado em Sergipe.

“Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão por ser parte desse time incrível de atletas paralímpicos e, ao mesmo tempo, dirigir as estratégias de paradesporto em Sergipe. Esta é uma oportunidade única e desafiadora, mas estou confiante de que podemos alcançar grandes feitos. O paradesporto não é apenas sobre competir, mas também sobre inspirar, quebrar barreiras e mostrar que a excelência não conhece limites”, afirma o atleta.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, falou sobre a alegria em ter tantos sergipanos na seleção brasileira convocada para os Jogos Parapan-Americanos e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido para o fortalecimento do paradesporto no estado. “É com imenso orgulho que celebramos a convocação dos talentosos atletas sergipanos para o Parapan-Americano deste ano. Ver os nossos atletas representando Sergipe e o Brasil em uma competição importante como essa é motivo de festa para o cenário esportivo, mas também uma oportunidade de divulgar valores de determinação, resiliência e inclusão que são essenciais para construirmos uma sociedade mais justa. Então, que o Parapan-Americano de Santiago seja mais um capítulo de sucesso e inspiração na história desses atletas e do esporte sergipano. Acreditamos muito no paradesporto e trabalhamos para o seu desenvolvimento no estado, incentivando os nossos atletas desde a idade escolar. Estamos aqui na torcida pela seleção brasileira inteira, confiamos nos nossos atletas e temos certeza de bons resultados”, afirma a secretária.

A competição

Os Jogos Parapan-Americanos de 2023 serão sediados na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 26 de novembro. A seleção brasileira é líder do quadro de medalhas desde a edição do Rio 2007 e pretende manter a hegemonia.

A competição reunirá atletas de 33 países para competir no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju homologa licitação da limpeza urbana e encerra ciclo de contratações emergenciais

    A Prefeitura de Aracaju informa que foi homologado, nesta quarta-feira, [...]

  • Governo participa de lançamento da pedra fundamental da Unidade Hospitalar Deputado Pedrinho Valadares em Socorro

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 21, [...]

  • O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar

    O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente [...]

  • SEMDE levará serviços voltados ao empreendedorismo e inovação à 5ª edição do Tamo Junto Aracaju

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE) participa, [...]

  • Portaria especifica regras para execução de emendas parlamentares por parte dos municípios

    Os gestores públicos municipais devem estar atentos às regras sobre [...]