A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) inseriu um novo serviço em seu catálogo de atendimentos: a especialidade em Ginecologia. A nova ginecologista integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) municipal atenderá a população gratuitamente no Centro de Especialidades Lurdes Vieira, localizado no bairro Rosa Maria, em São Cristóvão.

A nova ginecologista atuará inicialmente com a realização de consultas e avaliações clínicas, especialmente voltadas à saúde ginecológica. As pacientes continuarão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde farão os exames citopatológicos (de lâmina). Caso seja encontrado um agravo, a médica fará a avaliação direta do colo do útero em consultório.

Com isso, ela será responsável pelo rastreio de câncer do colo do útero, podendo solicitar e realizar exames ginecológicos complementares, desde que indicados após avaliação. Sua atuação está integrada à reestruturação e implantação do serviço ginecológico no município.

A Dr.ª Denise Grossi, ginecologista do CER Lurdes Vieira, explicou que esse serviço é voltado para a saúde de todas as mulheres, desde adolescentes a partir dos 13 anos até mulheres idosas. “Realizo consultas ginecológicas, exames preventivos para o câncer do colo do útero, além de atender queixas comuns como cólicas, sangramentos, dores e outras demandas ligadas à saúde íntima da mulher”, detalhou.

Dr.ª Denise Grossi, ginecologista do CER Lurdes Vieira

No caso de intercorrências descobertas no atendimento, a depender da gravidade, a paciente poderá ser encaminhada para unidades de referência. Além disso, seu trabalho conta com o apoio de uma enfermeira para os encaminhamentos e, em casos de urgência, como um sangramento mais grave, a transferência será feita para o município mais próximo com suporte adequado, a exemplo de Aracaju.

Segundo a coordenadora da Atenção Especializada à Saúde, Luana de Santana, a implantação desse novo serviço de ginecologia representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde para a nossa população de São Cristóvão. Com essa ampliação, conseguimos garantir um acesso mais qualificado e oportuno às mulheres da nossa região, promovendo o cuidado integral à saúde feminina.

“Esse serviço impacta diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que podem afetar as mulheres como o câncer do colo do útero, o câncer de mama, distúrbios menstruais e problemas relacionados à saúde reprodutiva. Assim, estamos avançando na garantia desse direito, reduzindo desigualdades e fortalecendo a atenção especializada no nosso território”, garantiu a coordenadora.

Luana de Santana, coordenadora da Atenção Especializada à Saúde/ Foto – Heitor Xavier

Tamires Monteiro, moradora do Rosa Maria, não conhecia o serviço, mas acredita que facilita muito o atendimento, estando perto de sua casa. “É um alívio não ter que ir para Aracaju ou procurar atendimento particular, que nem sempre a gente consegue pagar. É essencial ter esse tipo de serviço aqui, acessível, com exames e consultas sem tanta burocracia”, enfatizou.

Tamires Monteiro, moradora do Rosa Maria

Fonte: Agência São Cristóvão de Notícias

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil reforça compromisso com políticas integradas sobre drogas em reunião do Mercosul

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da [...]

  • Confiança da indústria segue em baixa e completa seis meses abaixo da linha dos 50 pontos

    A confiança dos empresários da indústria continua em baixa no [...]

  • Anatel resiste a operadoras de telefonia e mantém exigência de fatura detalhada

    O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indeferiu, [...]

  • Saúde alerta sobre aumento de casos de gripe e libera mais R$ 50 milhões para reforçar atendimento no SUS

    Diante do aumento de casos de vírus respiratórios no país, [...]

  • Sergipe registra recorde histórico de passageiros no aeroporto de Aracaju no mês de maio

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, mais [...]