O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos nacionais. A partir desta sexta-feira, 20, até o próximo dia 29 de setembro, 10 artesãos e três representantes de associações sergipanas participam da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), na capital Fortaleza. Através de edital, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), selecionou os representantes locais.

Esta é a sexta edição da Fenacce, um ponto de encontro do setor de artesanato que reúne lançamentos nacionais e internacionais em uma vitrine completa para vários segmentos da economia regional. O ambiente proporciona aos empresários e profissionais descobrir novos fornecedores, conhecer tendências e realizar negócios.

A sergipana Deise Oliveira, que tem experiência com a tipologia artesanal do Macramê há cinco anos, conta que tem grandes expectativas em divulgar o seu trabalho e mostrar a arte para pessoas de todo o país. Natural do município de Estância, ela começou na área por incentivo de um amigo.

“Produzi o painel de um amigo, tomei gosto pela arte, fiquei apaixonada pelo macramê e comecei a me aperfeiçoar. Hoje eu trabalho com decoração, mas estou mais focada na parte de roupas em macramê. Fiz alguns cursos de especialização, porque embora sejam os mesmos nós, a modelagem é diferente”, conta Deise, que tem sua própria marca.

Além do macramê, Sergipe será representado na Fenacce também pelas tipologias fuxico, renda irlandesa, madeira, bordados, tecelagem, filé, crochê e modelagem. Os artesãos participantes são das cidades de Estância, Aracaju, Divina Pastora, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros, Poço Verde, São Francisco e Santana do São Francisco.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câncer: INCA estima 781 mil novos casos por ano entre 2026 e 2028 no Brasil

    A publicação Estimativa 2026–2028: Incidência de Câncer no Brasil do [...]

  • Sergipe busca expertise na Bahia para otimizar melhorias em estradas vicinais

    Com o objetivo de aprimorar a gestão de infraestrutura rural [...]

  • Montagem dos palcos do Rasgadinho altera trajetos de ônibus neste domingo, 8

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • ‘Precisamos chegar antes, o Estado precisa chegar antes do feminicídio’, diz ministra das Mulheres

    "Nós precisamos chegar antes, o Estado precisa chegar antes, e [...]

  • Pacientes da reabilitação visual do CER IV visitam exposição Vibrarte em São Cristóvão

    Com o objetivo de reforçar o compromisso com a inclusão [...]