De segunda à quinta serão publicadas as séries: Presidentes da República, Retratos Modernos, Biografias e Publicações do Conarq

Visando dar visibilidade ao acervo, ao trabalho dos profissionais do Arquivo Nacional e, principalmente, à instituição, sua assessoria de comunicação criou novas séries de publicações para 2019, intituladas: Presidentes da República, Retratos Modernos, Biografias e Publicações do Conarq.

A primeira, Presidentes da República, trará o conteúdo do site Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República – CIAPR, fruto do trabalho do Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República – CIAPR, preconizado pelo inciso II, do artigo 9º, da Lei nº 8.394, de 30 de dezembro de 1991 que determinou que fosse organizado “um centro de referência com o objetivo de reunir e disponibilizar, aos interessados, informações sobre documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, de natureza pública e privada, dos presidentes da República e estará em todas as mídias institucionais às segundas-feiras.

A segunda série, que será publicada às terças, Retratos Modernos, tem por função dar visibilidade ao site, de mesmo nome, oriundo do Programa Petrobrás Cultural, que reúne fotografias originais do acervo do Arquivo Nacional, que marcaram a introdução e divulgação da atividade no Brasil. 

Toda quarta-feira, os seguidores terão acesso a série “Biografias”, que concentrará as informações disponíveis no site do MAPA no qual reúne um minucioso trabalho de pesquisa sobre os principais nomes da história do Brasil, desde o período colonial até a primeira república. Quinta-feira será o dia de divulgar as publicações técnicas do Conarq por meio da série “Publicações do Conarq”, já pensando em oferecer conteúdo a um público mais específico da Arquivologia.

Mensário do Arquivo Nacional

Série Retratos Modernos – Alfredo Ducasble 

Exposição Virtual – Mundo luso-brasileiro 

Série Presidentes da República – Affonso Penna

Fonte: Arquivo Nacional

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lei Orçamentária Anual: aberta consulta pública para que população participe da construção da LOA 2026

    Com o objetivo de fortalecer a participação popular e garantir [...]

  • Governo de Sergipe abre inscrições para OSCs atuarem no programa Sergipe Sem Fome

    A partir desta terça-feira, 21, estarão abertas as inscrições para [...]

  • Reforma Casa Brasil: ‘Todos poderão acessar o crédito para fazer a obra’, diz ministro

    O programa Reforma Casa Brasil, lançado na segunda-feira (20/10), é [...]

  • Centro de Excelência Atheneu Sergipense completa 155 anos com vasta programação científica e cultural

    O Centro de Excelência Atheneu Sergipense completa, na sexta-feira, 24, [...]

  • Receita Federal alerta contribuintes para prazo final de adesão à transação tributária

    A Receita Federal do Brasil lembra que o prazo para [...]