Aroldo Franca destaca o dinamismo dos negócios na Barra dos Coqueiros e na Zona de Expansão de Aracaju e acredita na força do empresariado sergipano
Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line
Desta vez a equipe do CINFORM ON LINE, conversou com o presidente da Valor Imobiliária, Aroldo Franca, que faz uma análise do comportamento do mercado imobiliário sergipano no pós-pandemia. Na oportunidade ele comenta o mercado de alugueis de imóveis, comerciais e residenciais, e também reforça a importância do CRED PRIME BANK como agente facilitador das negociações, tanto para o proprietário do imóvel quanto para quem precisa alugar um espaço. Aroldo também fala das vendas de empreendimentos, lançamentos ou seminovos, e destaca o dinamismo do mercado na Barra dos Coqueiros e na Zona de Expansão de Aracaju. Confira a seguir, e na íntegra, esta entrevista exclusiva:
CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, há quase um ano, ainda sob os fortes efeitos da pandemia, nós fizemos uma avaliação do mercado imobiliário sergipano. Suas previsões eram otimistas. E quanto ao momento atual? Qual a sua avaliação?
AROLDO FRANCA: O mercado imobiliário continua muito vibrante. A história da humanidade se confunde com a história das construções. Em Sergipe, especialmente em Aracaju, o cenário tem sido muito bom, tanto para vendas, quanto para aluguéis. As pessoas precisam fazer negócios, precisam morar, sendo assim o nosso mercado continua muito bom no pós-pandemia, dando uma contribuição muito forte para a nossa economia, onde uns compram, outros vendem ou trocam, e isso movimenta muitos impostos, como o ITBI, o IPTU. As transações imobiliárias são fundamentais no PIB e para fomentar os negócios em Sergipe (INTERROMPIDO)
CINFORM ON LINE: Trata-se de um mercado que contribui, diretamente, para aquecer a economia?
AROLDO FRANCA: No caso de Sergipe, ainda muito mais. Como também na Paraíba, Balneário Camboriú… em algumas cidades os mercado imobiliário tem uma importância maior. Os negócios giram!
CINFORM ON LINE: E como se encontra o mercado de aluguéis?
AROLDO FRANCA: É um mercado cada vez mais profissional e, no caso aqui da VALOR, gerenciamos os alugueis de imóveis comerciais e residenciais. O aluguel é sempre muito necessário, porque chega uma empresa e ela precisa de um local; como também um profissional que precisa do seu escritório; a chegada de empresas, de novos investimentos, também atrai executivos que precisam de imóveis para morar. As pessoas ligam para a VALOR, diariamente, colocando seus empreendimentos para que a gente possa alugar. Aqui nós temos uma velocidade de locação grande. É isso que o proprietário quer para deixar de pagar, o quanto antes, condomínio, agua, energia, laudêmio…e ainda tem alguém tomando conta e ele vai receber o aluguel com garantia. A nossa empresa cuida de cada imóvel como se fosse um bebê!
CINFORM ON LINE: Mas a que aspecto você atribui o segredo de todo esse sucesso da VALOR? Como a empresa está posicionada no mercado sergipano?
AROLDO FRANCA: A VALOR é líder do mercado! Líder do mercado de alugueis de negócios e líder do mercado de alugueis residenciais. Nós temos um banco de dados pré-aprovado de clientes. Temos um trabalho de inteligência, isso é estratégico. O nosso segredo vem do entender para atender os clientes! A pessoa chega, conta sua história, quais são seus objetivos e nós já desenhamos o imóvel ideal para aquela empresa ou para aquela família. Nós antecipamos e isso facilita a jornada do cliente. Se você faz essa aprovação, facilita para todo mundo. A pessoa quer que a negociação seja mais breve possível. Quer que seja rápido para adequar àquele imóvel ao seu negócio ou para morar. Objetividade porque tempo é dinheiro! O cliente escolhe, faz os pagamentos, as garantias, a após a vistoria, que o imóvel seja entregue! Isso nos tornou líder em locações.
CINFORM ON LINE: E quanto ao mercado de vendas? Como ele vem se comportando nesse pós-pandemia?
AROLDO FRANCA: Nós, da VALOR, dividimos o mercado de vendas em duas partes: a gerência de lançamentos e a gerência de imóveis avulsos ou seminovos. Nós temos lançamentos aqui o tempo inteiro, até porque os empreendedores querem que seus imóveis sejam vendidos pela VALOR. Alguns deles nos garantem a exclusividade e isso facilita muito porque nós vendemos rapidamente. Recentemente nós vendemos um condomínio inteiro na Barra dos Coqueiros em 10 dias! Isso aconteceu com vários outros empreendimentos. Nós antecipamos e já estudamos potenciais investidores, para uso próprio, investimentos…é um trabalho de inteligência e estratégia! É um mercado muito dinâmico! A vida das pessoas muda muito, tem esse dinamismo, tem o que chamamos de mobilidade social. Nós insistimos que as pessoas que fazem investimentos, parte de seus recursos sejam aplicados no mercado imobiliário. Isso vai beneficiar filhos, netos, a família…
CINFORM ON LINE: Pode atribuir o sucesso da VALOR no mercado imobiliário a sua paixão pelo o que faz?
AROLDO FRANCA: Também! Quando você trabalha em algo que não acredita, que não tem paixão, o sucesso não vem; por outro lado, se você acredita e trabalha, se você dá bons conselhos, se tem o histórico da felicidade de seus clientes…são tantas histórias, tantos investimentos que conseguimos atrair para Sergipe, como a MRV, a Ferreira Costa! Os proprietários vieram e aquele sonho virou realidade e hoje tem participação no desenvolvimento de Aracaju. Em Natal, por exemplo, só agora está chegando uma loja do Ferreira Costa, quando nós já temos esse investimento há alguns anos. Sergipe está na frente! A previsão de receita deles já superou em mais de 50%. É assim que um Estado se desenvolve…
CINFORM ON LINE: Para que as pessoas entendam essa “desburocratização”, para que serve o CRED PRIME BANK?
AROLDO FRANCA: Trata-se de uma das maiores inovações da história do mercado imobiliário, mais precisamente para o mercado de alugueis em Sergipe. Existem outros semelhantes, mas sempre em outros Estados. E nós tivemos esta ideia genial de cria-lo aqui, garantindo crédito fácil, como deve ser. Isso é um trabalho, embora de empresa privada, de quase utilidade pública porque ele facilita os alugueis de qualquer pessoa que queira ter a garantia da VALOR. Você precisa alugar um imóvel, seja cliente nosso ou não, através do CRED PRIME BANK você paga uma taxa e você rapidamente tem a chave do seu imóvel. É instituição que facilita a negociação dos alugueis aqui em Sergipe, com garantia e solidez. Tudo muito rápido para o proprietário do imóvel porque ele agiliza o aluguel; e também para quem precisa alugar, mesmo negativado, e em geral consegue concretizar o negócio.
Sem contar que o dono, se quiser antecipar e receber o aluguel daquele contrato, para comprar um carro, pagar uma mensalidade atrasada, pagar uma fatura de cartão de crédito ou fazer uma viagem, por exemplo, nós antecipamos o dinheiro que entra na conta dele em cerca de 30 minutos. Isso movimenta a nossa economia, gira os negócios. Já o inquilino paga uma taxa e ponto! Acaba com a burocracia, não precisa ficar devendo favor a fiador, não precisa deixar um valor depositado. Nada disso! Nós focamos na praticidade. Cada um fazendo a sua parte, a economia se expande, os negócios prosperam. Nossa intenção é a promoção de uma sensação prazerosa para os nossos clientes, durante os nossos negócios.
CINFORM ON LINE: Falando em expansão, seria um exagero dizer que a Barra dos Coqueiros é hoje uma das áreas mais prósperas do mercado imobiliário sergipano?
AROLDO FRANCA: Depois do mercado de Aracaju, o principal mercado de Sergipe é sim a Barra dos Coqueiros. Isso aconteceu, depois que o saudoso governador João Alves Filho (in memoriam) fez essa ponte e mudou completamente a história. Uma ponte ligando um lado a outro, e desenvolveu não apenas a Barra dos Coqueiros, mas fomentou o desenvolvimento de todo o litoral norte do nosso Estado. Essa ponte devia ter sido construída há 100 anos! Espero que seja feita uma nova ponte que se fala, e eu defendo junto aos governantes e empresários, saindo da Coroa do Meio para a Atalaia Nova, que será um novo marco do desenvolvimento de Sergipe e de Aracaju. Aí 2+2 não dá 4, mas dá 40, 400! Sempre parabenizo Dr. João Alves porque esta ponte transformou as vidas das pessoas. Fantástico! A Barra hoje é vibrante! Está preparada para receber os investimentos, vendemos um em apenas 10 dias, este ano já vendemos quatro empreendimentos lá e teremos ainda outros seis lançamentos que a VALOR irá participar. A nossa marca agrega, transmite segurança, tem credibilidade. Às vezes a pessoa só tem uma oportunidade na vida para comprar um imóvel, e ela não pode errar! Isso aumenta a nossa responsabilidade!
CINFORM ON LINE: E o que dizer da área que chamamos de Zona de Expansão de Aracaju? Também atravessa esse “dinamismo imobiliário”?
AROLDO FRANCA: É o principal mercado de Sergipe! Os próximos 20 anos aquela área agora transformada em bairros, vai receber muitos investimentos públicos, por parte do governo do Estado e da prefeitura de Aracaju. Os imóveis estão valorizando, as pessoas querem morar em frente ao mar; a orla Sul tem um impacto muito grande na vida das pessoas, na melhoria do padrão de vida, nos imóveis das pessoas. As pessoas querem atravessar a rodovia, querem acordar ouvindo o barulho do mar, querem caminhar na areia, tomar um banho. Isso é qualidade de vida!
CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, o cenário político do País atrapalha em algo, ou independente disso, o mercado imobiliário segue pujante?
AROLDO FRANCA: De alguma forma, o que impacta mais é o local! Lógico que há uma demanda nacional, se o presidente for “A” e se o presidente for “B”, se for um presidente que fomente o desenvolvimento dos negócios em geral. O mercado imobiliário anda mais rápido. As pessoas querem garantia real! Nós temos uma democracia sólida, com um grande mercado interno. A gente torce que o próximo governador, seja quem for, que venha pró-negócios, pró-desenvolvimento. Porque não tem emprego público para todo mundo, então é preciso dar condições ao setor privado. Precisa trazer investimentos públicos. Trazer recursos federais, construindo a ponte Aracaju-Atalaia Nova, que duplique a rodovia José Sarney, que duplique a Avenida da Ponte do Rio do Sal, desenvolvendo a zona Sul e a zona Norte também.