Aracaju segue consolidando seu protagonismo no cenário nacional de inovação pública ao ser destaque no evento da Comunidade de Transformação Digital da RIL Brasil, realizado na última quarta-feira, 15. Com o tema “Cidade Farol: como impulsionar a transformação digital no seu município de forma transversal?”, o encontro reuniu lideranças de diversas cidades brasileiras interessadas em modernizar a gestão pública e aprimorar a prestação de serviços à população.

A capital sergipana foi convidada a compartilhar sua experiência por meio da palestra da presidente do Comitê Municipal de Transformação Digital, Alana Vasconcelos. O encontro também contou com a participação do diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Aracaju, Jorge Brandão, além de outros membros do Comitê de Transformação Digital, destacando as ações da prefeitura e reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.

Durante a apresentação, foram detalhados os avanços e estratégias adotadas pelo município na gestão da prefeita Emília Corrêa, que vem sendo reconhecido como exemplo de integração entre tecnologia, gestão e políticas públicas. Para Alana, a condução desse processo também passa pela valorização da diversidade nos espaços de liderança. “Fortalecer a presença feminina em posições estratégicas contribui para uma gestão mais inovadora, plural e conectada com as necessidades da população”, destacou.

Um dos principais diferenciais de Aracaju é a criação do Comitê Municipal de Transformação Digital, estrutura que reúne representantes de diferentes secretarias para atuar de forma coordenada e estratégica. Esse modelo tem permitido que a transformação digital deixe de ser uma iniciativa isolada e passe a integrar, de forma transversal, toda a administração pública.

A partir dessa articulação, a Prefeitura de Aracaju estruturou uma estratégia alinhada às prioridades da gestão, com foco na melhoria dos serviços públicos, no aumento da eficiência administrativa e no uso inteligente de dados e tecnologias. Os resultados já refletem uma gestão mais ágil, integrada e orientada às reais necessidades da população.

A participação de Aracaju no Programa Governos na Era da IA, da RIL Brasil, reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação e a modernização do setor público. A cidade tem se posicionado como um verdadeiro laboratório de boas práticas, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de soluções que podem ser replicadas em outros municípios do país.

Ao compartilhar seus aprendizados e desafios, Aracaju se consolida como uma “cidade farol” na transformação digital, inspirando outras gestões a adotarem modelos mais eficientes, colaborativos e centrados no cidadão. A iniciativa evidencia que investir em tecnologia e integração institucional é um caminho estratégico para construir cidades mais inteligentes e preparadas para o futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Leilão vai levar internet e telefonia móvel a 112 localidades remotas de 17 estados brasileiros

    Sete empresas foram selecionadas para implantar a infraestrutura de telecomunicações; [...]

  • Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis

    O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, disse, nesta [...]

  • Programa Brasil Contra o Crime Organizado ultrapassa R$ 2 bi de prejuízo às facções criminosas

    Divulgação Lançado em 2026, o Programa Brasil Contra o Crime [...]

  • Sergipe conquista nota máxima em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal

    Sergipe conquistou a nota A, a mais alta classificação, no [...]

  • Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

    A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou [...]