Aracaju segue fortalecendo o ambiente de negócios e consolidando sua vocação empreendedora. Dados do Observatório Econômico da Prefeitura de Aracaju apontam que, no primeiro trimestre de 2026, a capital sergipana registrou a abertura de 5.210 novas empresas, número que representa crescimento de 9,8% em comparação ao mesmo período de 2025.

O levantamento, realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), mostra que o setor de Serviços liderou as novas aberturas, com 3.563 empresas, equivalente a 68,4% do total. Em seguida aparecem Comércio, com 1.076 novos negócios (20,7%), Indústria (5,9%), Construção (4,9%) e Agropecuária (0,2%).

Outro destaque é a força dos pequenos negócios. As microempresas representaram 93,1% das novas formalizações, totalizando 4.852 registros. Dentro desse grupo, os Microempreendedores Individuais (MEIs) responderam por 3.451 novas empresas, o que corresponde a 66,2% do total.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, os números refletem o trabalho da gestão municipal para estimular o empreendedorismo e facilitar a geração de oportunidades. “Aracaju vive um momento positivo na economia sob a gestão da prefeita Emília Corrêa. Esses resultados mostram a confiança do empreendedor em nossa cidade e são fruto de ações voltadas à desburocratização, incentivo aos pequenos negócios e criação de um ambiente cada vez mais favorável para investir, crescer e gerar empregos”, destacou.

Na distribuição por bairros, Farolândia liderou a abertura de empresas, com 369 novos registros, seguida por Jabotiana (267), Centro (256) e Luzia (223), evidenciando o dinamismo econômico em regiões estratégicas da capital.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Semde, segue investindo em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, inovação e fortalecimento do setor produtivo, contribuindo para a geração de renda e a expansão sustentável da economia local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • INPC, inflação que corrige salários, acumula 4,29% em 12 meses

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou o [...]

  • Novas turmas do JovemTech iniciam formação de 180 jovens para mercado de tecnologia em Aracaju

    A formação é gratuita e conta com o apoio do [...]

  • Crédito extraordinário de R$ 7,5 bi reforça subsídios a combustíveis

    O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 7,52 bilhões [...]

  • Oncologia do Huse promove ação especial com entrega de presentes a crianças em tratamento

    Em meio à rotina de cuidados, exames e tratamentos, um [...]

  • Nelsinho Piquet visita Aracaju e movimenta agenda de negócios, ações sociais e turismo

    Aracaju recebeu a visita do piloto Nelsinho Piquet, nome de [...]