O espetáculo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” com Hilton Cobra será apresentado em Aracaju nesta quinta-feira, 15 de maio, a partir das 20h no Teatro Atheneu. Com direção de Fernanda Júlia, a obra é de Luiz Marfuz e aborda temas como loucura, racismo e eugenia. A obra de Lima Barreto é inspirada no Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos.

“Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” é um monólogo que explora a vida e obra do escritor Lima Barreto, especialmente seus diários e a obra “Cemitério dos Vivos”. A peça, que foi escrita por Luiz Marfuz e tem direção de Fernanda Júlia, é interpretada por Hilton Cobra. O espetáculo é um tributo à genialidade de Lima Barreto e reflete sobre temas como loucura, racismo, eugenia e a falta de reconhecimento da obra do escritor.

A peça é inspirada nas obras de Lima Barreto e utiliza trechos de seus diários e da obra “Cemitério dos Vivos”. O monólogo explora a vida do escritor, sua luta contra o preconceito racial e social, a falta de reconhecimento da sua obra e as dificuldades que enfrentou ao longo da vida. A narrativa da peça começa com uma sessão de autópsia imaginária da cabeça de Lima Barreto, realizada por um congresso de eugenistas no início do século XX. Essa cena serve como um ponto de partida para refletir sobre a visão da sociedade da época sobre a inteligência, a loucura e a raça.
O espetáculo é uma homenagem a Lima Barreto e busca resgatar a importância de um escritor que foi marginalizado e pouco reconhecido em vida. A peça é um convite para que o público se aprofunde na obra de Lima Barreto e reflita sobre os temas que são levantados na peça.

A Cia dos Comuns, do ator Hilton Cobra, tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a cultura afro-brasileira. O espetáculo é uma das peças que exploram essa temática e busca contribuir para a valorização da cultura afro-brasileira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Indicadores de segurança elevam Sergipe entre os estados com melhor desempenho no Brasil

    Sergipe foi elevado ao patamar dos melhores no Ranking de [...]

  • Aracaju estreia no Startup Summit e inicia conexões estratégicas no cenário nacional de inovação

    O primeiro dia do Startup Summit 2025 marcou a estreia [...]

  • Recomposição trabalhista é tema de palestra no II Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos

    Procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, falou sobre o tema nesta [...]

  • Portal Nacional de Desaparecidos criado pela Polícia Civil de Sergipe é lançado durante 4º Encontro de Tecnologia e Inteligência no Ceará

    O primeiro dia do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e [...]

  • Polícia Civil identifica suspeito de atropelamento que matou três pessoas em Canindé de São Francisco

    Na manhã desta terça-feira, 26, a Delegacia de Canindé de [...]