Cerca de 100 agentes e 30 caminhões compactadores iniciaram os trabalhos

Para atender com agilidade a demanda reprimida e restabelecer a rotina de limpeza em todos os bairros da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), coordenou, na manhã dessa terça-feira (10), o início das atividades da Ramac Empreendimento Ltda, nova empresa contratada emergencialmente para executar os serviços de limpeza urbana na capital sergipana.

Com a missão de normalizar o recolhimento de resíduos e garantir a manutenção da cidade limpa, a terceirizada entra em operação após a paralisação dos funcionários da empresa anterior, que deixou diversos bairros com acúmulo de lixo domiciliar.

Nesse contexto, nas primeiras horas do dia, cerca de 100 agentes de limpeza e 30 caminhões compactadores iniciaram os trabalhos de coleta domiciliar, percorrendo localidades das zonas Sul e central de Aracaju, como Grageru, São José, Jardins, Siqueira Campos, Centro, Luzia e Inácio Barbosa.

Além da coleta domiciliar, houve um expressivo reforço em outras frentes de serviços. Para isso, o novo contrato contempla contingente de trabalhadores dedicados à capinagem, varrição e ao serviço de Cata-Treco e conta com cerca de 1.000 agentes, organizados em 57 equipes. Também houve ampliação nas equipes de roçagem mecanizada, que passaram de 18 para 30 grupos de trabalho, o que permitirá maior alcance e agilidade na execução das tarefas de manutenção urbana.

O coordenador de resíduos sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, esclareceu que nos próximos dias uma força-tarefa foi estabelecida no sentido de regularizar a coleta do lixo doméstico. “Iniciamos hoje uma nova etapa, com a intensificação e ampliação da coleta domiciliar em todos os setores de Aracaju. Nossa previsão é que até a próxima sexta-feira (14), toda a operação de limpeza esteja normalizada. Pedimos a compreensão da população até que a situação seja completamente sanada”, ressaltou.

A partir desse novo modelo operacional, a Prefeitura de Aracaju busca ganhos de eficiência e segurança, não apenas para a cidade, mas também para os próprios agentes — garis e margaridas — que atuam diariamente nas ruas, com mais estrutura e condições adequadas de trabalho.

Vistoria técnica

Reforçando esse compromisso com os trabalhadores, na última segunda-feira, 9, o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, realizou uma vistoria técnica à base operacional da Ramac. Durante a visita, foram inspecionados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), carrinhos de mão, enxadas, roçadeiras e outros utensílios utilizados nas atividades de campo. A ação demonstra a atenção da administração municipal com a segurança e a dignidade dos profissionais que exercem um papel essencial na limpeza pública da cidade.

O motorista Edvaldo Alves, que integra a equipe da Ramac, destacou sua expectativa positiva com a nova fase. “Estou com boa expectativa para começar e me empenhar junto aos colegas. Vamos nos dedicar para reestabelecer o serviço de coleta e atender bem à população”, afirmou.

Por Habacuque Villacorte, da equipe CinformOnline.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe registra recorde histórico de passageiros no aeroporto de Aracaju no mês de maio

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, mais [...]

  • AmpliAR: Governo oferece 19 aeroportos regionais à iniciativa privada com previsão de R$ 1,35 bilhão em investimentos

    As concessionárias que já possuem contrato com a União para [...]

  • Prefeitura de Aracaju institui Programa PODE para facilitar regularização de débitos municipais

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa comemorou a aprovação do [...]

  • Seasic fortalece integração entre pastas do governo para ações inclusivas em prol das pessoas com deficiência

    Com o objetivo de ampliar as ações e promover maior [...]

  • Governador Fábio Mitidieri entrega reestruturação do Serviço Estadual de Ginecologia no Caism

    O governador Fábio Mitidieri entregou, nesta sexta-feira, 13, a ampliação [...]