As ações de testagem para detecção da covid-19 auxiliam no monitoramento epidemiológico da doença e têm sido uma estratégia importante durante a pandemia. A testagem está disponível em 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal e nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva. Além das ações do TestAju, realizadas três vezes por semana, na Praça Fausto Cardoso, no Centro.
Atualmente, na rede de saúde do município, a Prefeitura de Aracaju utiliza dois tipos de teste para detectar o vírus: RT-PCR e teste rápido de antígeno. Uma das principais características que distingue os dois tipos de testes está relacionada à forma de processamento da amostra.
No teste RT-PCR, que é feito por biologia molecular, a amostra de secreção respiratória é analisada em laboratório, onde é possível identificar a presença de material genético (RNA) do vírus. Os testes realizados em Aracaju são encaminhados para o Laboratório Central (Lacen/SE), que entrega o resultado, em média, após 72h.
Já o teste rápido de antígeno detecta a proteína produzida na fase de replicação do vírus. A coleta e o processamento podem ser feitos na Unidade Básica de Saúde, por meio de swab nasal e a entrega do resultado sai em até 20 minutos.
Quando fazer o teste
Para uma detecção real do vírus, a orientação é que o teste (RT-PCR ou de antígeno) seja feito entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas. Pessoas sem sintomas e que tiveram contato com casos confirmados devem realizar a coleta a partir do quinto dia de contato.
Com o resultado positivo, pessoas com sintomas devem ficar em isolamento por sete dias, desde que não apresentem mais sintomas após esse prazo. Pacientes positivados, mas sem sintomas, devem permanecer em isolamento por cinco dias, refazendo o teste no quinto dia. Se o resultado for negativo, sai do isolamento, mas caso o resultado ainda seja positivo o paciente deve completar dez dias de isolamento domiciliar.
Sintomas gripais
Na capital sergipana, os pacientes com sintomas gripais leves, independente da idade, são orientados a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, e os casos mais graves são orientados a buscar a urgência dos hospitais municipais. Já as pessoas assintomáticas ou com sintomas leves podem buscar as ações do TestAju, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, na Praça Fausto Cardoso, no Centro.
“No TestAju é realizado o teste rápido de antígeno, com entrega de resultado em até 20 minutos. As pessoas que testam positivo, além do laudo,  recebem a notificação de isolamento como medida de contenção da transmissão do vírus, além de poder ser apresentado ao trabalho como justificativa da ausência”, explica a área técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe divulga resultado do teste de aptidão física do concurso da Fundação Renascer

    O Governo de Sergipe divulgou, na última sexta-feira, 14, o [...]

  • Réveillon dos Sergipanos aquece expectativa do público, bares e hotéis na Orla de Aracaju

    O anúncio da programação do Réveillon dos Sergipanos, realizado pela [...]

  • Parceria do Governo de Sergipe na realização do Fasc 2025 reforça compromisso com fomento à cultura sergipana

    Sergipe já se prepara para a histórica 40ª edição do [...]

  • Dez estados e o DF têm menor desemprego registrado desde 2012

    Dez estados e o Distrito Federal atingiram, no terceiro trimestre [...]

  • UFS abre programação da Semac com foco em pesquisa, inovação e protagonismo estudantil

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) dá início à divulgação [...]