Para cuidar e acompanhar de forma mais qualificada as mulheres que se encontram na fase de climatério (período que precede o fim do período reprodutivo, ocorrido entre os 40 e 65 anos) e menopausa, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), elaborou e vem executando uma linha de cuidado específica para esse momento da saúde da mulher.
Conforme explica a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Léa Matos, toda mulher residente em Aracaju, que se encontra nas fases de climatério ou menopausa deve buscar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para iniciar o acompanhamento. Caso ainda não esteja cadastrada na unidade, o primeiro passo é essa vinculação ao serviço de saúde, para, em seguida, passar pelas consultas de acolhimento.
“Essas mulheres podem ser atendidas por demanda espontânea ou agendando previamente, sendo o primeiro contato com a assistente social da unidade básica, onde será feita a avaliação e vinculação aos serviços ofertados. Nesse atendimento ocorre, também, a abordagem individual das queixas do climatério, sobre as alterações hormonais e todas as manifestações físicas e psicológicas presentes nessa fase”, explica Léa Matos.
Ainda dentro dessa linha de cuidado, a usuária passa pela avaliação odontológica, visando o tratamento, quando há suspeita de lesão em cavidade oral. Outra etapa é a consulta com a enfermagem, onde é realizado o exame preventivo de câncer de colo do útero, para, em seguida, haver o encaminhamento da usuária para consulta médica e a solicitação de outros exames.
“Com o médico, além da consulta clínica, são solicitados exames para acompanhamento do climatério e exames complementares para acompanhamento de acordo com o protocolo. Após essas etapas, a paciente continua sendo acompanhada através da consulta de seguimento, com agendamento programado”, ressalta a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.
Exames solicitados
Os exames complementares que fazem parte da linha de cuidado do climatério e menopausa são: hemograma, TSH, glicemia, teste de tolerância, glicose (TTG), colesterol total e HDL, triglicérides, TGO, TGP, sumário de urina e urocultura, pesquisa de sangue oculto nas fezes.
De acordo com o acompanhamento de cada paciente também podem ser solicitados os exames de mamografia e ultrassonografia mamária (de acordo com as diretrizes de rastreamento para o câncer de mama), ultrassonografia transvaginal (para as mulheres com sangramento uterino anormal), exame preventivo do câncer de colo do útero e desintometria óssea.
Climatério
Na fase de climatério, a mulher passa a apresentar ciclos menstruais irregulares em decorrência da redução das funções dos ovários, período que se inicia após os 40 anos, podendo se estender até os 65 anos. Pode ocorrer, também, aumento da transpiração e ondas de calor, inclusive à noite; alteração nas mamas; alterações emocionais, assim como da rotina e do desejo sexual.
Além de buscar orientação profissional no serviço de saúde, iniciar uma rotina com hábitos saudáveis ajuda a mulher a passar por esse período com mais qualidade de vida. Entre as principais orientações, a prática regular de atividade física de baixo impacto, aumento no consumo de água e refeições mais leves.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Simone Morena celebra o melhor momento da carreira com turnê em Aracaju

    A cantora sergipana Simone Morena vive um dos momentos mais [...]

  • Professora Dra. Patrícia Rosalba desenvolve segunda pesquisa de pós-doutoramento na Europa

    Coordenadora do Xique Xique, grupo de pesquisa em gênero e [...]

  • Farra de Pisos e Cerâmicas movimenta o mercado no Nordeste com alta de 25% na demanda, estoque recorde e entrega imediata

    O mercado de pisos e cerâmicas vive um dos seus [...]

  • Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer

    Uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade [...]

  • DHPP prende investigado por homicídio de homem em situação de rua no Centro de Aracaju

    O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, [...]