A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece o serviço de esterilização cirúrgica de homens (vasectomia) e mulheres (laqueadura tubária). Os atendimentos têm início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é realizada a primeira avaliação.
Na UBS é realizado o cadastro no prontuário eletrônico e feito o acolhimento com escuta qualificada por uma equipe multidisciplinar.
“Os pacientes interessados na esterilização cirúrgica passam pela avaliação médica e realizações de exames pré-operatórios. Depois, são encaminhados à perícia médica no Cemar para receber a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Com a AIH em mãos, os pacientes dirigem-se à sua UBS de referência, para dar entrada ao procedimento cirúrgico, via sistema de regulação”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.
A legislação federal impõe, como condição para a realização da esterilização cirúrgica, o registro da expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis. Fica observado o prazo mínimo de 60 dias entre o termo da manifestação da vontade e o ato cirúrgico, de acordo com a lei 9.263/1996.
De acordo com o Ministério da Saúde, só é permitida a esterilização cirúrgica em homens e mulheres, para as pessoas maiores de 25 anos ou menores de 25 anos que tenham pelo menos dois filhos vivos.
Os documentos necessários são: cópia da identidade, comprovante de residência, cartão do SUS, certidão de nascimento dos filhos, ficha individual de notificação de laqueadura ou vasectomia e o termo ou manifestação da vontade, assinado e datado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Petrobras reduz em 14% preço do gás natural para distribuidoras

    Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados [...]

  • Tire suas dúvidas sobre o uso da biometria para acessar benefícios sociais

    O Decreto Decreto nº 12.561, que regulamenta o uso da biometria na [...]

  • I Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inicia ações de conscientização em Sergipe

    Até o início de agosto, campanha acontece na capital e [...]

  • Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

    O Senado analisa o Projeto de Lei  PL 2.722/2025, que [...]

  • INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

    Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza que, [...]