
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), registrou, em julho de 2025, um avanço expressivo no tempo médio de abertura de empresas na capital. De acordo com dados do Governo Federal, por meio da plataforma ‘Mapa de Empresas’, Aracaju apresentou tempo médio de apenas 1,4 hora para conclusão do processo, o que representa uma redução de 36% em relação ao mês anterior.
Em julho de 2025, Aracaju registrou tempo médio de abertura de empresas de apenas 1,4 hora, desempenho que superou Salvador, com 7,4 horas, e Fortaleza, com 18,9 horas. O resultado também foi melhor que a média estadual de Sergipe, de 6 horas, e que a média nacional, de 12 horas, consolidando a capital sergipana como líder do Nordeste no indicador.
O secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, destacou que o resultado reflete o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a desburocratização e o incentivo ao empreendedorismo. “Temos trabalhado para garantir que abrir um negócio em Aracaju seja cada vez mais rápido e simples. Isso significa mais oportunidades, mais geração de renda e mais desenvolvimento para a nossa cidade”, ressaltou.
Para o auditor da Semfaz, Carlos Augusto de Oliveira, o desempenho alcançado por Aracaju reafirma o trabalho da gestão com a modernização dos processos. “Estamos constantemente aprimorando nossos procedimentos e integrando tecnologias para reduzir prazos e garantir mais eficiência. Esse resultado mostra que nosso trabalho está no caminho certo, fortalecendo o ambiente de negócios e incentivando o empreendedorismo na capital”, ressaltou.
A agilidade se deve às ações da Prefeitura de Aracaju em investir nos procedimentos de digitalização dos processos da Semfaz, que permitem a integração com os sistemas da Receita Federal e da Junta Comercial de Sergipe (Jucese).
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.