Aponta ranking que mapeia cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil

Aracaju está entre as 30 cidades com os melhores índices de segurança do Brasil. É o que indica o Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems, empresa especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos em mapas digitais.

estudo foi apresentado durante o evento Connected Smart Cities Foto: Arquivo

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o ranking apontou Aracaju como a 29º colocada entre os municípios brasileiros que garantem melhores condições para se viver. A primeira colocada foi a cidade de Vinhedo, em São Paulo.

Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; ilumina ção pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.

ESTUDO
“O ranking visa a listar as cidades mais inteligentes do Brasil levando em consideração critérios primordiais no desenvolvimento de um centro urbano. Não podemos, porém, considerá-los separadamente, pois eles estão interligados”, comenta Paula Faria, idealizadora do projeto.

Além do setor de segurança, o ranking avaliou também mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, tecnologia e inovação.

O estudo foi apresentado durante o evento Connected Smart Cities, realizado em São Paulo nos dias 21 e 22 de junho deste ano, envolvendo empresas, entidades e governos para encontrar inovações e melhorias para cidades mais inteligentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe é destaque nacional por guia sobre uso responsável da Inteligência Artificial na educação

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

    O dólar mais baixo impulssionou as vendas de produtos importados e contribuiu para [...]

  • Polícia Federal cria grupo contra manipulação de resultados esportivos e bets ilegais

    O Governo do Brasil avançou na proteção da integridade das [...]

  • Brasil Sabor: Parque da Sementeira vira ponto de encontro da gastronomia sergipana

    De 14 a 17 de maio, o Brasil Sabor 2026 [...]

  • Aracaju entra para o grupo das cinco capitais mais empreendedoras do Brasil

    Aracaju passou a integrar o grupo das cinco capitais com [...]