A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, informa que a vacina meningocócica ACWY, de modo temporário, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. O imunizante previne contra os quatro tipos de meningite.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde definiu que a vacina meningocócica ACWY também será administrada em duas doses e outra de reforço para as crianças de 3 meses, 5 meses e 12 meses. Anteriormente, no calendário de rotina, ela era administrada somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.

“Estamos falando da disponibilização de um imunizante que já está no calendário nacional de imunização, mas que, agora, passa a ser administrada não somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, mas também em um esquema vacinal, a ser aplicada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade”, destaca Larissa.

A vacinação está disponível em todas as 45 USFs, basta levar documento oficial com foto e cartão SUS. Caso a criança ou adolescente com idade entre 11 e 14 anos ainda não tenha sido vacinada, tomará uma dose de reforço que é preconizado no calendário de rotina.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério da Saúde, a distribuição e uso da Vacina Meningocócica ACWY (conjugada) acontece para atender a demanda de vacinação de rotina das crianças e adolescentes.

 

Fonte: Ascom/SMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Brasil e Fifa lançam a marca da Copa do Mundo Feminina 2027

    A Fifa lançou oficialmente no domingo (25) a marca e [...]

  • CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva

    Começa nesta segunda-feira (26) o período para interposição de eventuais [...]

  • Parque da Sementeira é destaque em programa especial de verão da Rede Globo

    O Parque da Sementeira, localizado no bairro Jardins, na zona [...]

  • Seasic leva Programa Cisternas a Pedra Mole e garante acesso à água no semiárido sergipano

    A água que chega muda rotinas, fortalece a produção e [...]

  • Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

    O Brasil segue em primeiro lugar no ranking de países que mais [...]