A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, informa que a vacina meningocócica ACWY, de modo temporário, está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. O imunizante previne contra os quatro tipos de meningite.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o Ministério da Saúde definiu que a vacina meningocócica ACWY também será administrada em duas doses e outra de reforço para as crianças de 3 meses, 5 meses e 12 meses. Anteriormente, no calendário de rotina, ela era administrada somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.

“Estamos falando da disponibilização de um imunizante que já está no calendário nacional de imunização, mas que, agora, passa a ser administrada não somente em crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, mas também em um esquema vacinal, a ser aplicada a primeira dose aos 3 meses, a segunda dose aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade”, destaca Larissa.

A vacinação está disponível em todas as 45 USFs, basta levar documento oficial com foto e cartão SUS. Caso a criança ou adolescente com idade entre 11 e 14 anos ainda não tenha sido vacinada, tomará uma dose de reforço que é preconizado no calendário de rotina.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério da Saúde, a distribuição e uso da Vacina Meningocócica ACWY (conjugada) acontece para atender a demanda de vacinação de rotina das crianças e adolescentes.

 

Fonte: Ascom/SMS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe retoma campeonato universitário de futebol e se consolida como realizador de eventos esportivos

    Com a aproximação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2026), evento [...]

  • DÓLAR: moeda cai 0,60% e fecha no menor valor desde maio de 2024

    O dólar comercial fechou o último pregão em queda de [...]

  • Prefeitura aumenta proteção de bebês contra bronquiolite com oferta de mais imunizante em Aracaju

    A proteção dos bebês e crianças pequenas contra a bronquiolite [...]

  • Banese obtém lucro líquido recorde de R$ 151,5 milhões em 2025

    O Banese continua superando os próprios resultados, e encerrou 2025 [...]

  • MPT-SE e Comunidade Bom Pastor discutem parceria para capacitar população vulnerável

    Objetivo é proporcionar curso profissionalizantes na instituição A busca por [...]