O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, 8/9, a união dos países do Brics como contraponto à “crescente instabilidade internacional” e ao que classificou como estratégia de “dividir para conquistar” do unilateralismo. Em discurso durante Reunião Virtual de Líderes do agrupamento, convocada por iniciativa brasileira, Lula afirmou que o grupo, que representa 40% do PIB global, tem “legitimidade necessária para liderar a refundação do sistema multilateral”.

A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para a conquista de mercados e para interferir em questões domésticas. Cabe ao Brics mostrar que a cooperação supera qualquer forma de rivalidade”, criticou o presidente brasileiro.

Lula também convidou os países membros do BRICS a chegarem “unidos” na 14ª Conferência Ministerial da OMC no próximo ano, prevista para acontecer em Camarões, na África equatorial.

O encontro virtual, ocorreu dois meses após a Cúpula do Rio de Janeiro, realizada no início de julho, frente ao contexto de acirramento de tensões geopolíticas e comerciais globais. Em declaração final, os líderes reafirmaram o compromisso do grupo com a preservação e o fortalecimento do multilateralismo , bem como com a reforma das instituições de governança internacional.

COP30: liderança do Sul Global é fundamental

O presidente dedicou parte significativa de seu discurso à agenda ambiental, posicionando a COP 30, que será realizada em Belém no próximo ano, como “o momento da verdade e da ciência”. Lula defendeu que os países em desenvolvimento, os mais impactados pela crise do clima, devem liderar a proposição de um novo paradigma de desenvolvimento.

Lula fez um convite formal aos parceiros do BRICS para considerar a criação de um Conselho de Mudança do Clima na ONU, com o objetivo de centralizar e fortalecer a governança climática global, hoje fragmentada em diversos fóruns e mecanismos. “Precisamos de uma governança climática mais forte, capaz de exercer supervisão efetiva”, disse.

Como proposta concreta, o presidente brasileiro destacou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, idealizado para remunerar países e comunidades pela preservação de biomas essenciais ao equilíbrio do planeta. Lula argumentou que é possível utilizar receitas dos combustíveis fósseis para financiar a transição ecológica, sublinhando que o caminho para evitar uma nova Guerra Fria passa por essa cooperação do Sul Global em favor de um modelo de crescimento distinto, harmonizando desenvolvimento e preservação ambiental.

Multilateralismo revigorado

O presidente encerrou seu discurso enfatizando a importância da 80ª Assembleia Geral da ONU, em duas semanas, como oportunidade para o Brics “falar com uma só voz em defesa de um multilateralismo revigorado”. Ele defendeu a ampliação do Conselho de Segurança com novos membros permanentes e não permanentes da América Latina, África e Ásia. “O unilateralismo jamais conduzirá à realização dos propósitos de paz, justiça e prosperidade que nossos antecessores delinearam em 1945”, concluiu. “O BRICS já é o novo nome da defesa do multilateralismo”.

Fonte, Agência Gov.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho será tema de Audiência no MPT-SE

    Evento é aberto ao público e vai acontecer no dia [...]

  • Governo do Estado e Fórum Estadual de Aprendizagem reúnem empresas para impulsionar a contratação de jovens em Sergipe

    Fortalecimento do futuro da juventude sergipana por meio da aprendizagem [...]

  • Prefeitura de Aracaju fortalece geração de renda, inclusão produtiva e economia solidária

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Pessoas 50+ vão representar metade do consumo com saúde em 2044

    Em cerca de 20 anos, metade do consumo das famílias [...]

  • Marco legal do transporte público: prefeituras poderão usar Cide Combustíveis para baixar passagens de ônibus

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3278/21 [...]