Identificado na Bahia, caso gerou revisão de portaria de emergência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (8) uma nota de alerta sobre o diagnóstico de um caso de infecção por Candida auris (C. auris) em território brasileiro. 

Segundo informa o boletim, o diagnóstico ocorreu em um adulto internado no estado da Bahia e foi confirmado pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A Anvisa destaca que o fungo “representa uma grave ameaça à saúde global”, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017. O alerta foi feito em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina comunicados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Anvisa trabalha para revisar o comunicado de risco emitido anteriormente e informa que uma força-tarefa nacional já está organizada. “A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemiológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações”, registra a nota.

O alerta de risco sobre o fungo C. auris emitido pela Anvisa está disponível para o público.

 

 

Por Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura promove nova semana do Descubra Aracaju; confira a programação completa

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Leite materno fortalece o cuidado neonatal

    Antes mesmo de conseguir respirar sem ajuda ou de ganhar [...]

  • Duelo dos Seminovos 33 reúne mais de 1.500 veículos em Salvador e movimenta economia com geração de empregos e negócios

    Salvador recebe na sexta (14), sábado (15) e domingo (16) [...]

  • Alice Caroline tem candidatura homologada pelo PSD e lança mascote Super Alice durante convenção

    Alice Caroline teve sua candidatura a deputada estadual homologada pelo [...]

  • STF ordena suspensão e devolução de penduricalhos “exorbitantes”

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]