Identificado na Bahia, caso gerou revisão de portaria de emergência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (8) uma nota de alerta sobre o diagnóstico de um caso de infecção por Candida auris (C. auris) em território brasileiro. 

Segundo informa o boletim, o diagnóstico ocorreu em um adulto internado no estado da Bahia e foi confirmado pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A Anvisa destaca que o fungo “representa uma grave ameaça à saúde global”, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017. O alerta foi feito em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina comunicados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Anvisa trabalha para revisar o comunicado de risco emitido anteriormente e informa que uma força-tarefa nacional já está organizada. “A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemiológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações”, registra a nota.

O alerta de risco sobre o fungo C. auris emitido pela Anvisa está disponível para o público.

 

 

Por Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fórum em Aracaju debate soluções tecnológicas para agilizar o licenciamento ambiental

    Profissionais que atuam com meio ambiente, gestão pública e setor [...]

  • Alex Melo destaca legado social da Igreja Universal e relata transformação pessoal durante discurso na Câmara Municipal de Aracaju

    Durante a sessão desta terça-feira, 14 de julho, na Câmara [...]

  • Crea-SE e DeskGraphics ampliam capacitação em BIM entre profissionais de Sergipe

    O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), [...]

  • Banda A Magnífica lança álbum “Ativando Memórias” e celebra a essência do forró romântico

    A Banda A Magnífica acaba de apresentar ao público o [...]

  • Balanço da Receita Federal mostra atividades de maior e menor renda declarada no País. Confira

    Entre os mais de 41,6 milhões de contribuintes do Imposto [...]