Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia foram adicionados à lista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica complementar que inclui mais quatro países africanos na lista de restrição de voos e desembarque no Brasil. São eles Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Segundo a agência, passageiros que estiveram nesses países podem ser portadores da variante Ômicron do novo coronavírus, que já foi identificada na Europa, mas que ainda não foi amplamente estudada. Para que a restrição de voo seja colocada em prática, a Anvisa depende de portaria conjunta com a Casa Civil, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Anvisa já havia emitido nota técnica recomendando que visitantes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue não desembarcassem no Brasil. Outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e França já estabeleceram medidas similares.

A variante Ômicron segue como alvo de pesquisas aceleradas em centros médicos e universidades da região sul da África, também conhecida como África Austral.

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Municípios podem parcelar débitos previdenciários com descontos em multas e juros

    O Parcelamento Excepcional de Municípios e Consórcios Intermunicipais oferece vantagens [...]

  • Prefeitura e SENAI promovem aulas práticas de suporte técnico em tecnologia da informação

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Dino bloqueia R$ 119 milhões de Valdemar por suspeitas em emendas

    O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou [...]

  • Inflação de alimentos e bebidas cai abaixo de zero em junho; confira lista

    Segundo o IBGE, que divulgou nesta sexta-feira (10/7) o Índice Nacional [...]

  • Senado aprova crédito de R$ 15 bilhões para exportadores e agroindústria

    O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (8), o Projeto [...]