A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20) o primeiro registro, no Brasil, de teste para diagnóstico de varíola dos macacos. O kit molecular, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.

Segundo a Anvisa, o produto baseia-se em tecnologia de PCR em Tempo Real e é indicado para o processamento de amostras clínicas. Para conceder o registro, a agência analisou requisitos técnicos que incluem o desempenho clínico e o gerenciamento de risco, que servem para garantir adequabilidade do teste ao uso proposto.

“A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender as exigências técnicas feitas pela agência. A avaliação dos testes para monkeypox ocorre em regime de prioridade na agência, conforme decisão da diretoria colegiada”, informou o órgão.

A publicação do registro consta na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado, de acordo com a Anvisa, depende da empresa detentora do registro.

 

Agência Brasil 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SMTT orienta condutores durante eventos esportivos e religiosos neste fim de semana

    As equipes da SMTT estarão nos locais para orientar condutores, [...]

  • Mês do Servidor Público: GEAP disponibiliza planos de saúde para servidores estaduais de Sergipe

    Em comemoração ao Mês do Servidor Público, a GEAP Autogestão [...]

  • Seasic sedia reunião da CIB com foco na ampliação dos serviços de acolhimento em Sergipe

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Menos telas, mais infância: Estácio prorroga programação lúdica e gratuita em Aracaju

    O mês dedicado à infância ganhou fôlego extra na capital [...]

  • Norberto Pinto é eleito deputado estadual de Sergipe pelo Avante e promete defender pautas sociais e valores cristãos

    Norberto Pinto foi eleito deputado estadual de Sergipe pelo Avante [...]