Os benefícios do convívio entre animais e seres humanos já são comprovados por diversos estudos. O contato diminui estress, ansiedade, timidez, o que tem incentivado muitas empresas a levarem os bichinhos para dentro do ambiente de trabalho.

O veterinário Carlos Sarmento destaca que a presença de animais pode desenvolver habilidades nos funcionários. “A presença do animal traz diversos benefícios em relação à saúde, principalmente relacionado ao alivio de stress, além da questão de pessoas que são mais introvertidas conseguirem interagir melhor com a presença de animais”, comenta.

Zeca Propaganda

A agência de publicidade Zeca Propaganda tem dois pets que são o xodó, Michele, uma gatinha de rua que eles alimentam e sempre está na casa ou por perto, e Clara, uma Golden Retriever, que chegou há pouco tempo e mora na parte interna da agência.

A ideia de manter animais dentro da agência foi do SEO, da Zeca Propaganda, Maumau, que já ajuda a causa animal junto com a sua esposa resgatando animais na rua.

“A gente alimenta uma gatinha de rua e trouxemos para dentro da Zeca uma Golden Retriever, que é um cachorro manso, carinhoso e companheiro, o que é bacana porquedesestressa. É impressionante, às vezes alguém está estressado e a gente diz para dar um abraço na clarinha, para ficar melhor”, conta.

Apesar de não ter um número concreto do aumento da produtividade na agência,Maumau comenta que depois da chegada dos pets é notório que o ambiente ficou melhor.

“É difícil mensurar porque a gente não tem número, mas principalmente quando você trabalha com criatividade é necessário um ambiente leve, que proporcione a criatividade e a Clara ajuda, pela companhia dela. Às vezes ela faz cocô e sobe aquele cheiro e todo mundo se envolve para limpar, dando um senso de comunidade na agência, é todo mundo cuidando da Clara”, conta.

O SEO da Zeca Propaganda destaca que nos dias atuais é preciso que o ambiente de trabalho seja humanizado e leve. “A gente vive uma era em que o negócio pelo negócio perde força. São pessoas que trabalham em uma empresa feita para clientes, que também são pessoas, e entender essa relação humana é muito bacana. Os pets contribuem muito para isso, até quem não gostava e não tinha contato acaba se encantando e rendendo o sorriso, porque toca um sentimento”, disse.

Maumau conta que a Zeca está procurando parcerias com ONG´s para tentar a adoção da Michele, gatinha de rua que tem na Zeca Propaganda uma casa temporária.

Cuidados

O veterinário Carlos Sarmento comenta que antes de adotar ou levar um animal para o local de trabalho, são necessários alguns cuidados. “É preciso ter cuidado com a vacinação dos animais, se o animal for de rua é preciso verificar se tem alguma zoonose e erradicar ela. Outro critério importante é em relação ao tamanho a raça do animal, existem raças que são mais tranquilas, brincalhonas. Também é preciso ver para quem aquele animal está sendo adotado”, expõe.

O veterinário observa que é preciso equacionar tanto o benefício da empresa quanto para o animal. “Esse animal precisa de um enriquecimento ambiental, precisa de uma alimentação correta, tem que ter acesso à água de boa qualidade, a checkups gerais”, declara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]