Quando perdeu o comando do Diretório Estadual do PL em Sergipe, recentemente, para o deputado federal Rodrigo Valadares (União), o empresário Edivam Amorim virou “pauta” de quase todos os veículos de comunicação do Estado. Mas alguns desses setores estavam mais determinados em agradar o bloco da situação e o governador Fábio Mitidieri (PSD), tentando dividir setores da oposição, do que valorizar e fortalecer a conquista de Rodrigo e do eleitorado mais conservador.

Sem o comando da maior legenda de oposição no País, Amorim poderia ter “acusado o golpe”, mas o empresário surpreendeu muita gente, inclusive o governador e seus aliados, articulando e conquistando a confiança necessária para comandar o Podemos em Sergipe. Há que avalie como uma legenda bem inferior em relação ao PL (alguns setores da imprensa fazem isso), mas muita gente não percebeu que se tratava de uma “alternativa” criada contra o projeto de reeleição do governador.

Buscando dividir e desestabilizar os partidos de oposição, o governador “deixa suas digitais” em alguns momentos políticos. É nítida a intensão de disputar a reeleição contra adversários divididos e extremamente fragilizados. Mas o chefe do Executivo foi surpreendido com o Podemos fora de sua base aliada, junto com o PSDB e o Cidadania, além do PL. Ainda assim, alguns setores da imprensa não deram o mesmo “destaque” quando se compara “a perda do PL” pelas “mudanças no Podemos”.

Mas trabalhando em “silêncio” e com sua estratégia bem definida, Amorim voltou a “surpreender” o governador do Estado, essa semana, quando conseguiu convencer a Executiva Nacional do Republicanos a apostar em um projeto irrecusável de oposição em Sergipe. O empresário aproveitou bem a fragilidade do governo Mitidieri em articulação política e com uma Casa Civil bastante criticada pelos aliados e rapidamente fortaleceu os adversários do Palácio dos Despachos…

Graças a estes movimentos o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, mesmo que ainda inelegível, assumiu seu protagonismo como liderança da oposição ao lado da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. É evidente que o cenário atual ainda é favorável ao governador, mas para quem até meses atrás não tinha quase ninguém se posicionando contra sua gestão, agora o cenário já é outro, seus adversários começam a tentar alinhar as pautas e discursos e os “resultados” logo virão à tona…

Não custa lembrar que, em abril do próximo ano teremos a “janela partidária”, período estabelecido pela justiça eleitoral para que os pré-candidatos possam trocar de legenda sem o risco de perda de mandato. Hoje todo mundo quer ficar “do lado do governo”, mas lá na frente cada um vai avaliar o cenário e buscar a melhor condição para se eleger ou reeleger. Com esse “nó tático” que deu no governador, Amorim agora dobra a expectativa para a “janela” em abril. “Luz amarela” acesa no Palácio…

 Veja essa!

No final de uma Cavalgada em Tobias Barreto, onde participava na tarde desse domingo (30), o governador Fábio Mitidieri fraturou um dedo do pé. Ele foi rapidamente medicado e examinado. Em suas redes, Mitidieri tranquilizou seus amigos e apoiadores confirmando a necessidade de usar uma bota ortopédica por 30 dias.

E essa!

Foi discutida a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, mas a equipe médica decidiu apostar em um tratamento mais conservador com a bota ortopédica. Apesar do susto, o governador dará continuidade a sua agenda institucional, mas tendo que cumprir todas as orientações médicas.

Exclusiva!

Na sexta-feira (28), durante um café da manhã movimentado em Aracaju, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, acompanhado do prefeito de Areia Branca, Talysson de Valmir, do ex-prefeito Adaílton de Valmir e do deputado federal Ícaro de Valmir, entrou em contato com o ex-governador Belivaldo Chagas e pediu para ele continuar filiado ao Podemos.

Gustinho no PP?

Chega a informação que o agrupamento do deputado federal Gustinho Ribeiro dificilmente ficará no Republicanos, após a mudança de comando e a tendência é que ele migre para os Progressistas, desde que não se consolide a Federação com o União Brasil, sob o comando de André Moura.

Bomba!

Este colunista recebeu a informação de um leitor preocupado com a obra do Quartel da Polícia Militar de Sergipe, na rua de Itabaiana, em Aracaju. Após a assinatura da ordem de serviço, a obra não saiu do papel. Enquanto isso, um contrato volumoso de 24 meses, assinado pelo governo de Mitidieri para usar um prédio de uma universidade particular, já está na reta final. Em pleno ano eleitoral, sem a obra em andamento, será que vão alugar outro espaço privado?

É desse jeito!

O jornalista e escritor Nubem Bomfim movimentou os bastidores do mundo político sergipano com o lançamento do livro “É desse jeito! Emília Corrêa fura a bolha do Sistemão”, que faz um relato sobre a trajetória e ascensão da prefeita de Aracaju, com os bastidores de sua campanha eleitoral de 2024.

 Falando nela!

Por iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) e aprovação da Alese, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa Santos Bezerra (PL), receberá a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A sessão especial acontecerá nesta segunda-feira (1º), às 16h, e deverá reunir familiares, correligionários e amigos da homenageada.

Georgeo Passos I

“Emília tem uma história de luta ao longo da sua vida que merece esse reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa. Como defensora pública, em diversos momentos fez a defesa técnica, jurídica, de pessoas que não tinham condições de pagar um advogado. E na vida política, enquanto vereadora da capital fez o seu papel de fiscalização, sempre se destacou. E, agora, com aprovação da maioria dos aracajuanos exerce o mandato de prefeita”, comentou Georgeo.

Georgeo Passos II

O autor da homenagem ressaltou também o marco histórico e político, já que Emília Corrêa foi a primeira mulher eleita prefeita da capital sergipana. “Entendemos que é uma homenagem mais do que justa para uma mulher que realmente honra com seus compromissos, fortalece a presença da mulher nos locais de poder e com certeza é exemplo para muitas pessoas no nosso estado”, frisa Passos.

Trajetória
Emília Corrêa é natural de Lagarto/SE, nasceu em 28 de julho de 1962 e mudou-se para Aracaju aos 16 anos. Formou-se em Direito pela Faculdade Tiradentes e ingressou na Defensoria Pública, como defensora, em 1988, aposentando-se após mais de 30 anos de serviços prestados. Na Defensoria foi corregedora-geral e secretária-geral, bem como presidente do Tribunal de Ética e conselheira da OAB/SE; professora na UNIT, apresentadora de programas de rádio e TV.

ICOSE I

O Instituto Comunitário de Sergipe (Icose) mobiliza a sociedade para o Dia de Doar, que este ano será celebrado em 2 de dezembro. A campanha convida pessoas, empresas e instituições a fortalecerem iniciativas comunitárias por meio da doação e da solidariedade. Com atuação voltada ao desenvolvimento social local, o Icose apoia iniciativas comunitárias previamente verificadas que já produzem impacto em Sergipe. No Dia de Doar, o Instituto amplia esse trabalho, convidando a sociedade a colaborar para aumentar sua capacidade de investir em projetos que nascem dentro dos territórios e respondem diretamente às suas necessidades.

ICOSE II

Neste ano, parte das doações será destinada à formalização de associações e ao acompanhamento técnico, fortalecendo a organização e a autonomia das iniciativas apoiadas. Outra parte viabilizará editais simplificados de até R$ 3 mil, ampliando o acesso de pequenos grupos comunitários ao apoio financeiro.

DIA DE DOAR

“Funcionamos como um grande guarda-chuva da ação comunitária. Mapeamos comunidades, lideranças e associações, identificamos potencialidades e necessidades junto com o território e fortalecemos iniciativas que já fazem a diferença. Atuamos por meio da nossa rede de parceiros, com apoio técnico e financeiro. Quando alguém apoia o Icose, está investindo onde o impacto acontece de verdade. Tudo isso é feito com escuta ativa, respeito mútuo e humildade”, destaca Sandra Kiener, membro do instituto.

Defesa Lilás

Com o tema: Prevenção da Violência Contra a Mulher em Cidades Pequenas, o União Brasil realizou a segunda edição do programa Defesa Lilás. No último sábado (29), lideranças políticas e gestoras públicas seu reuniram para o lançamento da Avaliação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, uma ferramenta destinada a capacitar a sociedade civil e monitorar a eficácia das ações de proteção nos municípios.

Yandra Moura

A deputada federal Yandra Moura (UNIÃO), uma das embaixadoras do programa, apresentou a nova ferramenta. Segundo a parlamentar, a avaliação é organizada em seis eixos e visa dar “poder à mulher para avaliar, cobrar e transformar a realidade local. Nenhuma política pública se sustenta sem diagnóstico, sem monitoramento e sem participação social. A Avaliação Municipal nasce justamente para isso para iluminar realidades, fortalecer ações e acelerar mudanças”, afirmou a deputada.

André Moura

O ex-deputado federal e presidente estadual do União Brasil, André Moura, falou da importância do foco municipal. “É nos municípios que nascem e surgem os problemas e é lá que a gente precisa encontrar as soluções. Os dados vão oferecer sustentação para que as soluções de enfrentamento à violência contra as mulheres sejam criadas”, declarou André Moura.

Sheyla Galba

A presidente estadual do União Mulher de Sergipe, Sheyla Galba, foi elogiada pela deputada Yandra Moura por sua atuação. Yandra destacou a parceria do União Brasil com o Instituto Sheyla Galba, que leva a carreta da mamografia para o interior do estado. “Já foram feitas mais de 500 mamografias, já foram mais de 3 mil atendimentos em apenas 4 ou 5 meses”, afirmou a deputada, ressaltando que a iniciativa “não parou somente no mês do outubro rosa”.

Marcela Carrijo

A coordenadora nacional do Defesa Lilás, Marcela Carrijo, destacou o objetivo central do projeto. “O Defesa Lilás é um projeto que fomenta mulheres para a política e mulheres para fazer política pública para as mulheres”, afirmou Carrijo, que convidou as participantes a se engajarem no União Brasil Mulher de Sergipe.

Apoio para André I

O pré-candidato ao Senado por Sergipe e secretário de Governo do Rio de Janeiro, André Moura foi convidado para um café da manhã na residência da vereadora Priscila da Clínica, no povoado Tombo, município de Salgado. Ele foi recebido por um grupo expressivo de parlamentares municipais que oficializaram apoio ao seu projeto eleitoral à Câmara Alta em 2026.

Apoio para André II

O encontro abriu espaço para uma conversa sobre política, trajetória e futuro, e entre os temas falados à mesa estiveram o legado de Reinaldo Moura e as ações conduzidas em parceria com André, referências que seguem vivas na memória política da região, pois impactaram muito no desenvolvimento do povoado, fazendo com que toda região fosse valorizada, inclusive os imóveis.

Apoio para André III

Além de Priscila da Clínica, participaram os vereadores Amaral de Abóboras, Tati de Raimundão, Kaká do Tombo, Silvano dos Santos, Miminho das Moendas, Vandeilson da Saúde, Juarez de Água Fria e Raimundinho, formando um grupo diverso e representativo das comunidades do município.

 Priscila da Clínica

O encontro evidenciou a consolidação do apoio de Salgado ao projeto de André, ampliando sua base. “André tem um nome leve aqui no município, não só pelo seu trabalho parlamentar destinando recursos, mas também pela atuação de seu pai, o saudoso Reinaldo Moura, que muito lutou pelo desenvolvimento de Salgado, em especial pelo povoado Tombo”, disse Priscila. André agradeceu a confiança de cada um dos presentes. “Esse apoio, esse gesto, podem ter certeza de que vou retribuir fazendo o que sei, que é trabalhar por Salgado e por todo o nosso estado”, concluiu.

Expor Aquarela

O Condomínio Aquarela, na Farolândia, promoveu no sábado (29), a segunda edição do Expor Aquarela, evento envolvendo os moradores e que contou com uma grande variedade de produtos artesanais, oferecendo uma série de cursos prestadores de serviços. O evento foi bastante prestigiado e organizado pela administração do condomínio, se tornando uma referência para os demais empreendimentos imobiliários da região.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

[email protected] e [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Amorim surpreende Mitidieri e dobra a expectativa para a “janela partidária”

    Quando perdeu o comando do Diretório Estadual do PL em [...]

  • Editorial – Pesquisa DATAFORM/ECM revela cenários equilibrados para Governo e Senado

    A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto DATAFORM/ECM confirma a [...]

  • DATAFORM/ECM – Alessandro lidera primeira opção e André Moura o segundo voto

    Governador Fábio Mitidieri lidera em todos os cenários segundo o [...]

  • Operação causa prejuízo de mais de R$ 500 milhões ao crime organizado

    Com a articulação do Ministério da Justiça e Segurança Pública [...]

  • A Luz do Natal: Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto será palco de apresentações da Cantata de Natal em dezembro

    Em clima de celebração, o projeto ‘A Luz do Natal’, [...]