Com mais de 28 anos de carreira e passagens por jornais como a Gazeta de Sergipe, Jornal da Cidade e Correio de Sergipe, o repórter fotográfico carioca Fernando Silva se vê hoje em uma situação muito delicada. Depois de três acidentes vasculares cerebrais (AVC) – dois hemorrágicos e um isquêmico –, ele ficou de cama e com o lado esquerdo de seu corpo imobilizado, devido a uma trombose.
Diante dessa situação, alguns profissionais da imprensa sergipana se juntaram para tentar ajudá-lo. Após uma visita a Fernando a jornalista Sandra Cavalcante, que trabalhou com ele na extinta Gazeta de Sergipe, mobilizou seus amigos para que um bingo fosse realizado e que toda a renda fosse revertida para Fernando e sua família.
“Quando eu olhei para o Fernando eu não conseguia acreditar. Eu não acreditava que o meu amigo, que sempre foi tão cheio de vida, estava naquele estado. E depois de sair da casa dele, eu percebi que as cestas básicas que havíamos levado eram muito pouco. Foi então que eu e os radialistas Marcos Luduvice e Beto Propaganda tivemos a ideia de organizar um bingo”, conta.
Graças ao apoio de Wellington Mangueira, o bingo será realizado no próximo dia 29 de abril (domingo), no Cotinguiba Esporte Clube (Av. Augusto Maynard, nº 13), a partir das 12h. Todas as 500 cartelas confeccionadas para o evento já foram vendidas, mas a organização do evento pede que as pessoas façam doações, como alimentos não perecíveis, leite desnatado e fraldas.
Os amigos de Fernando esperam que o bingo, além de ser uma grande festa de solidariedade, também seja uma grande confraternização em que Fernando e sua família irão receber os amigos da imprensa local, inclusive aqueles que já não tinham contato há alguns anos.
AGRADECIMENTO
Ana Cristina Santos, esposa de Fernando, contou à equipe de reportagem do CINFORM que a batalha não tem sido fácil para eles nos últimos meses, mas que graças ao apoio dos colegas do fotógrafo eles têm conseguido consultas médicas, exames, remédios e fraldas. Além disso, Jorge Henrique Oliveira conseguiu duas cadeiras – uma de rodas e outra para banho.
“Vejo com muita alegria a iniciativa, porque através deles consegui cadeiras de rodas e de banho, cama hospitalar. Ele tinha exames de novembro do ano passado e só agora conseguimos que eles fossem refeitos, tudo graças aos amigos da imprensa. E graças a Deus e a eles, até Fernando está melhorando bastante”, comemora. Apesar das várias doações, Fernando ainda precisa de produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Ana aproveita a oportunidade para agradecer não só a todos os que estão colaborando com o bingo, fazendo doações, mas também ao eu vizinho que prestou socorro durante a madrugada, ao dono de uma mercearia próxima de sua casa que lhe ajudou muito enquanto Fernando esteve internado.