Geração de emprego, recorde em arrecadação estadual e políticas públicas de desenvolvimento são apenas alguns dos motivos que tornam o estado de Sergipe dono de um ambiente de negócios propício para os investidores. Esta semana, dois fatos concretos exemplificam esse bom momento econômico: o anúncio de R$ 700 milhões em investimentos do Grupo Atakarejo no estado e a inauguração do Escritório Comercial do GBarbosa, que volta a funcionar localmente no atendimento aos fornecedores.
Aspectos como potencial energético, uma posição geográfica estratégica no Nordeste, entre dois importantes polos econômicos que são os estados de Pernambuco e Bahia, e sua diversificada capacidade produtiva completam o quadro.
O presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade, destaca também a situação fiscal equilibrada, a segurança do estado, que é o mais seguro do Nordeste, bem como a nona melhor infraestrutura do país e a segunda melhor do Nordeste, além da desburocratização. Um porto em expansão e o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) atrativo, com incentivos locacionais, fiscais e de infraestrutura, também contribuem na fixação dos investidores em Sergipe.
“Todos os meses, Sergipe, através da Secretaria da Fazenda, vem desburocratizando o Estado, facilitando a vida do contribuinte. Com todo esse contexto, o ambiente de negócio está extremamente favorável para Sergipe. Nós estamos com recorde na geração e estoque de emprego, crescimento do PIB ano após ano, trimestre após trimestre e, com isso, nós encontramos de volta a rota da prosperidade”, enumerou o presidente.
Para garantir que as vagas de trabalho geradas por empresas como Cencosud/GBarbosa e Atakarejo sejam ocupadas pela mão de obra local, a Secretaria do Trabalho atua na qualificação de sergipanos com duas ações principais, os programas Primeiro Emprego e Qualifica Sergipe. Para o secretário Jorge Teles, os dois anúncios desta semana no segmento do varejo são demonstrações claras da capacidade de Sergipe atrair grandes investimentos e de que o Governo do Estado criou um sistema regulatório que permite a atração de investimentos que geram oportunidades para o sergipano.
“Ao ser escolhido pelos grupos Atakarejo e Cencosud para investimentos importantes como esses concretizados nesta semana, o estado mostra que tem excelentes perspectivas. É um momento histórico que mostra que esse governo cria o ambiente atrativo para novos negócios e em diferentes cadeias produtivas, de nossa cadeia econômica, investindo no turismo, investindo na atração de novas indústrias, no varejo que é o setor que mais cresce, demonstrando que Sergipe hoje é um estado de oportunidades”, destaca o gestor da Seteem.
Mais investimentos
A inauguração de uma nova loja do Grupo Atakarejo na cidade de Aracaju exemplifica o atual ambiente de negócios pujante no estado de Sergipe. Dentro de 90 dias, a abertura do espaço de compras na avenida Adélia Franco vai marcar o início de um investimento de mais de R$ 700 milhões para os próximos cinco anos no estado. Ao todo, serão 15 lojas em diferentes cidades, gerando mais de 18 mil empregos diretos e indiretos.
O diretor-presidente do grupo, Gabriel Costa, falou da satisfação de encontrar as condições propícias para concretizar este plano de negócios. “Nós vimos em Sergipe um potencial enorme para fazer investimento. É um estado que tem um excelente ambiente de negócios, os processos funcionam bem nos órgãos, as economias dos principais municípios são economias bem dinâmicas, a mão de obra aqui é bem qualificada. São vários os elementos reunidos aqui no estado que fizeram os nossos olhos brilharem para investir aqui”, ressaltou o empresário.
A obra da nova loja em Aracaju, localizada em frente ao conhecido asilo Rio Branco, está em ritmo avançado e deve ser inaugurada dentro de 90 dias, de acordo com Costa. Somente nela, estão previstos mil empregos diretos. Além da geração de emprego, o grupo também tem um olhar social e pretende concretizar parceria com o tradicional espaço de acolhimentos de pessoas idosas.
Já a rede GBarbosa, integrante da varejista multinacional desde 2007, inaugurou o Escritório Comercial dentro da loja Jardins, em Aracaju, com foco no contato e no desenvolvimento de novos fornecedores. O presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los, considera Sergipe um dos grandes mercados do Nordeste. “O escritório Comercial reafirma o compromisso em fomentar a geração de novos negócios e parcerias locais, movimentar a economia e fortalecer a nossa atuação ao beneficiar nossos clientes, fornecedores, colaboradores e comunidades”, destacou Los.
Esta é a segunda unidade administrativa do grupo em Sergipe. Em Nossa Senhora do Socorro, a Cencosud Brasil possui um escritório que reúne mais de 400 profissionais das áreas corporativas que atendem às diversas marcas, e onde também opera o Centro de Distribuição GBarbosa.