Alunos do Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado no conjunto Eduardo Gomes, no município de São Cristóvão, foram medalhistas no 1° Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Field, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de julho, na Praia do Forte, na Bahia. Além de Sergipe, estudantes da Bahia e Pernambuco também participaram da competição. Quatro dos cinco alunos sergipanos retornam ao estado com medalhas de ouro, prata e bronze.

Sergipe foi representado pelos alunos Matheus Santos, Guilherme Santana, Stefany Almeida, Jadini Diniz e Robert Santos, os quais competiram nas categorias do barebow (forma de tiro com arco em que se utilizam arcos recurvos tradicionais sem o uso de miras ou dispositivos de pontaria adicionais) sub 18, feminino e masculino. O ouro feminino ficou com Stefany Almeida e a prata com Jadini Diniz. Já no masculino Matheus Santos ficou com o ouro e Guilherme Santana com o bronze; Robert Santos conquistou o 4° lugar. Os atletas competiram na categoria field, com espaços abertos e irregulares, e a competição ocorreu em uma trilha.

A curiosidade foi um dos motivos principais que despertaram o interesse dos alunos pelo tiro com arco. O atleta Matheus Santos é o campeão brasileiro na categoria barebow sub 18 masculina, com 16 pontos. Ele pratica o esporte há um ano e quando recebeu o convite do professor Anderson Melo, idealizador do projeto, aceitou para saber como era a sensação de atirar. “Quando eu pratiquei pela primeira vez, eu vi como aquilo era legal e pensei: agora vou treinar para participar de campeonatos”, afirmou.

A atleta Stefany Almeida pratica o esporte há um ano, e hoje, após receber a medalha de ouro na categoria barebow sub 18 feminino, é a campeã brasileira e recordista do tiro de arco. “É a realização de um sonho ser a campeã brasileira. Isso me dá mais ânimo para treinar e ser cada vez melhor no esporte que eu tanto amo praticar. Essa é a chave para abrir várias portas”, explica Stefany, a primeira campeã e recordista brasileira com 106 pontos no tiro com arco field.

O diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, Max Matias, expressou a gratificação em ver os alunos praticando e desenvolvendo novas habilidades por meio do esporte. “É gratificante ver que quando disponibilizamos o acesso do estudante ao esporte possibilitamos também seu crescimento pessoal”, completa o diretor, ao destacar que os atletas recebem apoio do Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação e da Cultura e do Esporte.

Projeto

O projeto Arqueando Campeões foi uma idealização do professor Anderson Melo, que iniciou no Colégio Estadual Armindo Guaraná em julho de 2022. No início, estavam inscritos 128 alunos. Atualmente, o projeto segue com 52 alunos matriculados para as etapas de curto, médio e longo prazos das fases de aprendizagem do projeto.

Os objetivos do projeto são trazer para os alunos do conjunto Eduardo Gomes um esporte pouco falado no Brasil e deixar evidente que, mesmo com a baixa renda, eles podem mostrar o seu potencial para o mundo, além de influenciar os alunos a uma mudança de vida social e financeira por meio do esporte.

O professor Anderson Melo falou sobre os patamares alcançados pelos alunos que desenvolvem o esporte. “Hoje, todos já têm bom desenvolvimento nas lutas; todos já são alunos monitores dentro da escola, e isso demonstra mais uma vez que o esporte transforma o aluno”, finaliza o professor.

 

 

 

Fonte:  Seduc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Dia do motorista destaca a importância da profissão e a capacitação exigida para assumir a linha de frente

    Ser motorista do transporte público coletivo de passageiros exige responsabilidade [...]

  • Dr. Edson Telles faz bonito na convenção do PL e mostra força

    Na última segunda feira (22/07), foi realizada a convenção partidária [...]

  • Procurador que foi motorista de aplicativo por quatro meses fará palestra em Aracaju

    A convite do MPT-SE, procurador do Trabalho Ilan Fonseca fala [...]

  • Fosfoetanolamina não combate o câncer, alerta a Anvisa

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota [...]

  • Pré-candidato a vereador Marcos Max lança seu nome em Arauá

    Nessa última segunda-feira (20) foi uma data importante para o [...]