Viver uma experiência internacional é o sonho de muitos estudantes. Também era o desejo da estudante de da Universidade Tiradentes (Unit), Luciana Barretto Lima Gusmão. Durante um mês, ela esteve em Boston (EUA), desenvolvendo atividades do internato. Por meio do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students, ela e outros estudantes vivenciaram o exercício da Medicina dentro da Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

“Escolhi o programa pela oportunidade de fazer intercâmbio, conhecer a realidade de outro país e aprimorar o inglês. Acho que esses intercâmbios são sempre válidos. A gente sempre amadurece, aprende muito. Durante esse mês em Boston pude conhecer um pouco a realidade da medicina lá e ver os pontos positivos e negativos comparados com o Brasil. Fomos todos muito bem recebidos, adorei os professores, todos muito amáveis”, conta.

Segundo Luciana, uma das principais diferenças do ensino da Medicina na Unit em comparação ao aplicado em Boston é em relação ao contato com o paciente. “Ainda na universidade, nós já fazemos anamnese e exame físico nos pacientes, enquanto lá o estágio é mais observacional. Os alunos acompanham os professores e observam, sem poder ter tanto contato”, destaca.

A experiência de vida, o networking, a troca de vivência e o conhecimento de novas realidades não tem preço”, diz Luciana

“Outra grande diferença é que nos Estados Unidos, quando o estudante sai da escola, ele precisa fazer uma outra graduação, chamada Pre-Med, durante quatro anos, antes de entrar na Med School, que dura mais quatro anos. Depois de formado, ele ainda precisa fazer a residência para exercer a profissão e aí sim, poder examinar o paciente. Aqui no Brasil, quando nos formamos, já podemos exercer a medicina, ainda sem ter residência”, compara a futura médica.

Para ela, o método de Aprendizagem Baseada em Problemas, conhecido como PBL (sigla em inglês), utilizado pela Unit no ensino da Medicina foi essencial para sua experiência em terras estrangeiras. “O curso de Medicina da Unit não deixa nada a desejar em relação ao contato que tivemos com os alunos da Harvard Med School. Nossa formação é de qualidade e conseguimos ter debates de igual para igual com os médicos residentes”, revela.

Luciana acredita que o aprendizado conquistado enquanto interna do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students foi além da academia. “A experiência de vida, o networking, a troca de vivência e o conhecimento de novas realidades não tem preço, vão além do aprendizado acadêmico. É pra vida”, conclui.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju conquista 1º lugar em programa nacional de inovação com foco em Inteligência Artificial

    A cidade de Aracaju alcançou um marco histórico ao conquistar [...]

  • Alese homenageia pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS

    Foi realizada na tarde desta segunda-feira (23) no plenário da [...]

  • Prefeita Emília compartilha experiência de Aracaju sobre políticas para mulheres em reunião com prefeitas

    Durante a agenda, Emília integrou uma reunião exclusiva com prefeitas, [...]

  • Paula Bodeker e Priscila Cavalcanti brilham nos bastidores e assinam camarins impecáveis do TBT WS

    Os bastidores do TBT WS, megaevento de Wesley Safadão realizado [...]

  • Sergipe bate metas e recebe Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2025

    Pelo segundo ano consecutivo, Sergipe bate meta na Alfabetização. O [...]