É melhor financiar a compra de um imóvel para livrar-se do aluguel ou seria melhor morar de aluguel por um tempo, poupando dinheiro, para comprar o imóvel livrando-se de uma grande dívida?

O Clube dos Poupadores propõe uma análise de planilha que ajuda na busca de respostas. Nela será possível modificar variáveis como: preço do imóvel, preço do aluguel, taxa de juros do financiamento, rentabilidade do investimento, prazo de pagamento.

Com isto o consumidor mesmo vai descobrir em quais condições é melhor financiar e em quais é melhor pagar aluguel investindo a diferença. Exemplo para simulação: Vamos imaginar que uma pessoa pretende comprar um imóvel de R$ 300.000,00 para pagar em 240 meses (20 anos).

Dependendo do valor do aluguel, da taxa de juros real do financiamento e rentabilidade real da aplicação, saberemos se é melhor alugar ou financiar levando em consideração que a pessoa não possui dinheiro disponível para entrada ou para iniciar um investimento.  Para facilitar os cálculos deve-se considerar taxas de juros reais, ou seja, já com a inflação descontada. É colocar em prática e observar os números, com frieza de quem quer gastar menos e ganhar mais.

Leia mais

Golpe no WhatsApp promete 14º salário a quem teve carteira assinada

Saúde Municipal troca efetivo por terceirizados e contrata Multiserv sem licitação

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Enem 2026 amplia casos que dão direito a atendimento especializado

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destaca-se entre as avaliações por [...]

  • Prefeitura promove aula prática e fortalece qualificação profissional na construção civil

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de [...]

  • Sergipe promove encontro estadual de saúde para fortalecimento do SUS

    O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), em parceria [...]

  • Trabalhadores planejam mais tempo com a família com fim da 6×1

    Passar um dia na praia com as filhas de 12 [...]

  • MPT-SE e MPSE realizam inspeção no Copemcan

    Objetivo é transformar espaços ociosos em oportunidades de capacitação e [...]