Aprovada nesta quarta-feira, 13, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) determina que o Poder Executivo Estadual deve estabelecer até 30 dias após a publicação dos Orçamentos, a programação financeira e o cronograma de execução mensal dos pagamentos. Esta ação deve ter divulgação ampla para que a sociedade tome conhecimento.

A LDO diz ainda que é preciso dar acesso a todo o texto da Lei, do Plano Plurianual e do Orçamento anual, além das contas do Estado. Cabe à Assembleia Legislativa a incumbência de fiscalizar os gastos e o uso do dinheiro público.

É possível para o Estado utilizar o regime de descentralização de créditos orçamentários. Trata-se de um regime de execução da despesa em que um órgão transmite para outro órgão, entidade pública ou unidade administrativa do mesmo órgão, a atribuição para realização de ação constante da sua programação anual de trabalho.

Os pagamentos previstos para pessoal e encargos sociais não podem ser anulados, a menos que sejam devidamente autorizados pela Secretaria da Fazenda em que o Órgão ou Entidade justifique o pleito e demonstre, por meio de projeções, que os saldos dos recursos são suficientes para cobrir as despesas para pessoal e encargos sociais, até o final do exercício.

Até 31 de janeiro de 2023, devem ser indicados e totalizados com os valores orçamentários, para cada órgão e suas entidades, ao nível de menor categoria de programação possível, os saldos dos créditos especiais e extraordinários autorizados nos últimos quatro meses do exercício financeiro de 2022, que podem vir a ser reabertos.

Além disso, a Sefaz deve promover a participação popular durante o processo de elaboração e discussão do Orçamento, devendo realizar ao menos uma audiência pública em cada um dos territórios do estado de Sergipe, que podem acontecer por meio da internet caso o agrupamento de pessoas não esteja recomendado.

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese – Foto: Jadilson Simões

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Luanzinho Moraes encerra São João com emoção e consagra show no Forró Siri como um dos momentos mais marcantes

    O São João de Luanzinho Moraes em 2025 foi intenso [...]

  • Fanese lança Projeto Caminhos com bolsas integrais por meio de ações afirmativas

    Comprometida com uma educação inclusiva, diversa, equitativa e baseada em [...]

  • Concurso de Quadrilhas do Gonzagão chega à grande final nesta segunda-feira, 30

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Aracaju recebe última consulta pública do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro

    Aracaju sediará a terceira e última consulta pública para a [...]

  • Sergipe produz repolho irrigado do centro-sul ao alto sertão

    Aliados ao uso de tecnologia de irrigação e assistência técnica, [...]