Com a chegada do outono, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a importância de continuar em alerta acerca das arboviroses, mesmo com o fim da estação mais quente do ano. Segundo a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o período do outono é marcado pela ocorrência de chuvas e temperaturas quentes, o que contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com mais intensidade e em menor tempo.

De acordo com dados da SES, de janeiro a 9 de março deste ano foram registrados 218 casos de dengue, 89 de chikungunya e 11 de zika em Sergipe. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo nos casos de dengue e uma queda bastante relevante no número de pessoas confirmadas com chikungunya.

Para combater o vetor, a SES realiza o monitoramento da presença do Aedes Aegypti em parceria com as Secretarias Municipais. No entanto, é fundamental que a população também faça a sua parte, evitando o acúmulo de água em lavanderias, tonéis, pneus e plantas, que podem se tornar criadouros do mosquito.

Os sintomas envolvendo dengue, zika e chikungunya são semelhantes, geralmente envolvendo febre, dor de cabeça e no corpo. Caso apresente outros sintomas mais específicos, é recomendado procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

    O Serviço Social da Indústria (SESI), o Conselho Nacional do [...]

  • Ipesaúde fortalece Serviço de Angiologia com ampliação de atendimentos a doenças circulatórias

    O Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipesaúde) vem [...]

  • INSS terá programa de bônus para reduzir filas e agilizar perícias

    O Senado aprovou, na terça-feira (12), a Medida Provisória 1.296/2025, [...]

  • Deputados participarão do “Sergipe é Aqui” em Graccho Cardoso

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) será mais uma vez [...]

  • Estimativa de julho do IBGE aponta safra recorde em 2025, com alta de 16,3%

    O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira [...]