Enquanto crescem no país, vendas automotivas ainda não
engrenaram em Sergipe

Por Anderson Christian

Eis aqui um tipo de notícia que ninguém fica feliz em dar: Sergipe, no mês de março, encolheu em termos de vendas no setor automotivo. Mas nem tudo está perdido: no Brasil, como um todo, houve crescimento. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave – em relação a março de 2018, portanto, seguem curva similar a fevereiro passado. Ou seja, enquanto o país se recupera economicamente, o estado segue “patinando”.

Toro se deu bem na categoria Comercial Leve e liderou as vendas. Foto: Fiat

Para efeito de comparação: segundo a Fenabrave, no mês passado o segmento teve vendas totais de 298.598 unidades no Brasil, crescimento em relação a março de 2017 de 5,66%. A mesma análise em relação aos 2.628 veículos comercializados em Sergipe nos dois períodos mostra um decréscimo nas vendas da ordem de 18,46%.

Isoladamente, apenas três itens avaliados pela Fenabrave tiveram resultado positivo dentre as vendas sergipanas em março: Caminhões, com acréscimo de 44,12% em relação ao ano passado, além de Ônibus e Implementos Rodoviários, que cresceram a comercialização entre março passado e o mesmo mês de 2017 em 33,33% e 96,88%, respectivamente.

Sem surpresas: Onix, da GM, mais uma vez foi o campeão de vendas em Auto. Foto: GM

MAIS VENDIDOS

E na categoria Caminhões, o líder dentre os mais vendidos foi o Accelo 815, da Mercedes Benz. Já entre os mais comercializados na categoria Comercial Leve, que engloba picapes, a liderança ficou para a Toro, da Fiat. Interessante observar que estas duas vertentes do mercado não são necessariamente as mais acessíveis. Portanto, e em especial pelo crescimento nas vendas de caminhões, o poder aquisitivo dos compradores dá sinais de crescimento.

Honda Pop 100i: com preço acessível, modelo liderou entre Motos e em geral. Foto: Honda

Ainda segundo a Fenabrave, março passado foi mês, novamente, de liderança do Onix, da GM, na categoria Auto. Foram 98 unidades vendidas do modelo líder no mercado sergipano. Mas o pódio também contou com o HB20, da Hyundai, e com o Corolla, da Toyota, que venderam 77 e 70 unidades, respectivamente.

Por fim, o segmento mais popular e acessível dentre os computados pela Fenabrave no mês passado, o de Motos, emplacou o modelo mais comercializado em todo o estado durante o período analisado. Com 330 unidades vendidas, a POP 100i, da Honda, foi o maior destaque em março de 2018, seguida por mais dois modelos da marca japonesa: CG 160, com 222, e Biz, com 139 unidades comercializadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Eventos do projeto “Descubra Aracaju” estimulam empreendedorismo

    O final de semana foi marcado pela realização de mais [...]

  • “Noivei” segue até esta segunda-feira com novidades e sorteios de lua de mel no Chile

    Segue nesta segunda-feira, dia 21, no elegante Hotel Vidam, em [...]

  • Médico de São Paulo é preso após agredir funcionários de hotel de luxo em Aracaju

    O médico e empresário Carlos Alberto Azevedo Silva Filho, de [...]

  • Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

    Os medicamentos Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira [...]

  • Consumo de IA no Paraguai faz Itaipu estudar construção de 2 turbinas

    A projeção de que o Paraguai consumirá cada vez mais [...]