O Brasil ainda concentra cerca de 32 milhões de habitantes vivendo sem água tratada. Mas segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, se não tivesse tanto desperdício de água própria para consumo, o país teria capacidade para abastecer 54 milhões de brasileiros. Para a presidente executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, esta quantidade está muito acima do número de habitantes sem acesso ao abastecimento de água em 2024.

“A gente está falando de água que é captada no rio, que é tratada, onde tem um investimento no uso de produtos químicos, na filtração dessa água, no uso de energia elétrica, muitas vezes para bombear essa água, e ela acaba sendo perdida nesse sistema de distribuição antes de chegar na casa do cidadão”, revela.

Segundo Pretto, o “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, busca expor o problema econômico e social da ineficiência no controle de perdas de água no país.

De acordo com a pesquisa, em 2022, o país registrou perdas no faturamento de 32,62%, enquanto as perdas na distribuição atingiram 37,78%. Na opinião do ambientalista e professor da Universidade de Brasília (UNB), José Francisco Gonçalves, esses números demonstram a necessidade de intervenção para melhorar esses indicadores vitais do sistema de abastecimento de água.

“Água de boa qualidade chegando nas casas, sendo lançada nos corpos receptores após um tratamento, é o desejável tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista de saúde pública e de compromissos para a sustentabilidade”, alerta.

O relatório conclui que a universalização do saneamento básico está diretamente ligada à tentativa de aumentar a eficiência no controle e na redução de perdas de água. Conforme o levantamento, o lento progresso mostra que existem dificuldades para alcançar as metas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, de fornecer água potável a 99% da população até 2033.

“É imprescindível combater as perdas de água para que, por meio de sistemas de distribuição eficientes, possa-se garantir o acesso pleno a esse recurso vital para todos os brasileiros”, reforça Luana Pretto.

O Trata Brasil informa que a pesquisa foi elaborada a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano-base 2022).

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SergipePrevidência lança nova Inteligência Artificial para atendimento aos segurados

    O SergipePrevidência deu mais um passo na modernização dos seus [...]

  • Campanha mundial compartilha uma mensagem de esperança

     Aracaju, SE, 24 de março de 2026 — Mais de 9 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o  mundo estão participando de uma campanha para convidar o público a um evento que têm como  objetivo transmitir à comunidade a promessa bíblica de um futuro melhor.  Foi há quase 2 mil anos, no dia 14 de nisã do calendário judaico, no ano 33 EC, que Jesus  instituiu a Ceia do Senhor com seus apóstolos. Naquela noite, Jesus ordenou, conforme  registrado em Lucas 22:19: “Persistam em fazer isso em memória de mim”. As Testemunhas de  Jeová obedecem a esse mandamento todos os anos no dia correspondente como um lembrete  de como a esperança bíblica de uma terra restaurada é possível. Mais de 20 milhões de pessoas  compareceram à Ceia do Senhor no ano passado.  Na noite de quinta-feira, 2 de abril de 2026, a Celebração anual da Ceia do Senhor contará  [...]

  • SSP estabelece normas obrigatórias para comunicação institucional em casos de feminicídio e violência contra a mulher

    A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) publica no Diário [...]

  • Prefeita Emília destaca aprovação no Senado como avanço para definir limites da zona de expansão

    O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, 25, durante a 21ª [...]

  • Brasil enfrenta França em fase final de preparação para Copa do Mundo

    A seleção brasileira enfrenta a França, a partir das 17h [...]