Antevéspera de Natal é marcada por atrasos em pousos e decolagens

A antevéspera de Natal foi marcada por atrasos em pousos e decolagens em aeroportos brasileiros. Pelo quinto dia consecutivo, nesta sexta-feira (23), aeronautas mantiveram a paralisação entre 6h e 8h da manhã nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Confins, Brasília e Fortaleza . Ontem (22), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) recusou uma nova proposta de negociação salarial para encerrar a greve da categoria.

Em assembleia virtual – com 59.25% de votos contrários, 40.02% de votos favoráveis e 0.73% de abstenções – os trabalhadores da aviação regular rejeitaram a proposta apresentada pelas companhias aéreas que previa a reposição total da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – em salários fixos e variáveis – mais 1% de aumento real. O reajuste incidiria em diárias nacionais, piso salarial, seguro, multas por descumprimento da convenção coletiva e vale-alimentação.

Os aeronautas querem 5% de aumento salarial e ajuste de condições de trabalho, como do horário de folgas e regras que impeçam a mudança dos descansos pelas companhias aéreas – espera dos tripulantes entre um voo e outro de 3 horas durante o dia e duas horas no período da noite.

Em nota, o SNA destacou que a categoria está desde o final de setembro negociando e que todas as propostas enviadas pelo sindicato patronal não eram condizentes com a pauta de reivindicações apresentadas e, por isso, foram rejeitadas.

“O SNA continua aberto às negociações, aguardando que as empresas enviem uma nova proposta, minimamente aceitável. Se houver uma proposta, ela será colocada em votação e, caso seja aprovada, a greve termina, se não, a greve continua por tempo indeterminado”, o informou  sindicato.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Taxação de bets, bancos e bilionários só é injusta para desinformados

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) [...]

  • Prefeita Emília Corrêa dialoga com ambulantes sobre realocação no centro de Aracaju

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu na manhã desta [...]

  • Vila da Criança estimula o brincar e a convivência entre famílias

    A Vila da Criança, realizada na Praça de Eventos da [...]

  • Técnico da Samam OMODA JAECOO representa Sergipe e é eleito o melhor do mundo em competição global da marca

    O técnico automotivo Marcelo Lima Jr., da Samam OMODA JAECOO, [...]

  • Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta [...]