Pelo nono mês consecutivo neste ano, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria apresenta crescimento no número de embarques e desembarques de passageiros. Segundo levantamento divulgado pela Aena Brasil na manhã desta segunda-feira, 16, no mês de setembro a unidade aeroportuária da capital apresentou aumento de 21,1% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.
As demais unidades nordestinas administradas pela concessionária espanhola apresentaram os seguintes resultados: Recife/PE (+5,1%); Maceió/AL (-3,9%); João Pessoa/PB (+12,3%); Juazeiro do Norte/RN (+16,4%); e Campina Grande/PB (+167,9%).
De acordo com a Aena, em 2022 o total de embarques e desembarques nos nove primeiros meses do ano foi de 696.565 passageiros, enquanto em 2023 o número saltou para 867.741, representando um aumento de 24,57%.
Crescimento sustentável
Em todos os nove meses deste ano, o fluxo de embarques e desembarques no Aeroporto de Aracaju apresentou crescimento em relação ao ano de 2022: Janeiro (+15,6%); Fevereiro (+18,7%); Março (+26,4%); Abril (+25,7%); Maio (+27,5%); Junho (+38,6%); Julho (+29,9%); Agosto (+21,9%); e Setembro (+21,1%).
“Esses números testemunham o compromisso da gestão municipal com o setor do turismo e da nossa dedicação na promoção do destino Aracaju, mas também é importante ressaltar os investimentos da Aena Brasil na modernização do Aeroporto de Aracaju, tornando-o competitivo e apto para ampliar as operações e recepção de passageiros para Aracaju”, reconhece o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.
Novos voos
O secretário Jorge Fraga se mostra otimista para os próximos meses e ressalta que a Azul Linhas Aéreas anunciou que, a partir de 29 de outubro, iniciará operações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, com voos direto para Aracaju/SE, João Pessoa/PB, Maceió/AL e Natal/RN.
Segundo a empresa aérea, os voos entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional Santa Maria estão previstos para acontecer sempre às terças-feiras, quintas-feiras e domingos, conforme trechos, frequências e horários abaixo:
Belo Horizonte / Aracaju
Terça e quinta-feira: 13h10 e 15h10
Domingo: 08h50 e 10h50
Aracaju / Belo Horizonte
Terça e quinta-feira: 15h55 e 17h55
Domingo: 11h35 e 13h35
O gestor do turismo de Aracaju comemora essa ampliação na oferta de voos para a capital sergipana e lembra que a Setur municipal reforçou a divulgação do destino Aracaju em Belo Horizonte, promovendo capacitações de agentes de viagens, operadoras e empresários da capital mineira.
Essa ação, explica Jorge Fraga, é resultado de um investimento de R$1,5 milhão da Prefeitura de Aracaju na assinatura de um Termo de Fomento firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional em Sergipe (ABIH-SE) para execução do projeto Viva Aracaju, que tem com o objetivo promover o destino Aracaju em todas as regiões do país.
Eventos
Reforçando a perspectiva de otimismo para o fluxo de visitantes para a capital nos próximos meses, Jorge Fraga destaca que em novembro acontecerá o Pré-Caju, “a maior prévia carnavalesca do país”, e ressalta os grandes eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju no mês de dezembro, como o Réveillon e Natal Iluminado, esse último em parceria com a Fecomércio e a Energisa.
“Além disso, vamos realizar o Festival do Caranguejo e estamos planejamento um evento nacional. Com certeza, teremos uma grande movimentação em nossa cidade nos próximos meses e não tenho dúvidas de que fecharemos 2023 com um saldo extremamente positivo para o turismo em Aracaju e Sergipe”, avalia Jorge Fraga.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias