Após dez dias do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, uma jovem de 17 anos foi resgatada com vida dos escombros na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, nesta quinta-feira (16). O terremoto, que teve magnitude 7,8, matou mais de 42 mil pessoas nos dois países, sendo 36.187 na Turquia e 5.800 na Síria. Embora algumas pessoas tenham sido encontradas com vida na quarta-feira (15), os resgates se tornaram cada vez mais raros. As autoridades não divulgaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas.

As imagens mostraram a jovem sendo carregada em uma maca para uma ambulância coberta com uma manta térmica dourada. A adolescente foi retirada dos escombros 248 horas após o terremoto, e as autoridades não divulgaram detalhes sobre seu estado de saúde.

Os familiares das vítimas que ainda estão desaparecidas aguardam notícias, e milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária depois de ficarem desabrigadas em temperaturas quase congelantes no inverno. Na Síria, onde o terremoto agravou uma crise humanitária causada por 12 anos de guerra, a maioria das mortes ocorreu no noroeste controlado pelos rebeldes. As equipes de resgate afirmam que ninguém foi encontrado vivo lá desde 9 de fevereiro, e o foco mudou para ajudar os sobreviventes.

A maior parte da infraestrutura de saneamento da região foi danificada ou inoperante, o que torna ainda mais difícil a tarefa das autoridades de saúde em garantir que as pessoas permaneçam livres de doenças. O esforço de ajuda no noroeste foi prejudicado pelo conflito, e muitas pessoas se sentem abandonadas enquanto a ajuda se dirige para outras partes da extensa zona de desastre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na quarta-feira estar particularmente preocupada com o bem-estar das pessoas no noroeste, onde cerca de 4 milhões de pessoas já dependiam de ajuda humanitária antes do terremoto. O número de tremores secundários na zona de desastre já ultrapassou 4.300 desde o início.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no ponto facultativo e feriado dos dias 24 e 25

    O Governo do Estado informa que na próxima quarta-feira, 24, [...]

  • Maior Natal Sem Fome da história leva produção da agricultura familiar a 2 milhões de pessoas

    A Ação da Cidadania realiza em 2025 o maior Natal [...]

  • Prefeita Emília assina financiamento para compra de 36 ônibus e garante recursos para obras

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, assinou nesta sexta-feira, 19, [...]

  • Primeira paciente a tocar o sino no Hospital do Câncer de Sergipe celebra vitória e destaca cuidado humanizado

    O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas [...]

  • Sest Senat faz memória da cultura de Sergipe com exposição Sururu

    De vendedor de picolé a um dos artistas plásticos mais [...]