A capital sergipana já registrou um acumulado de chuva neste mês de junho de 222 mm, ultrapassando a média histórica para todo o mês, que é de 194,4 mm. Com isso, a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção à incidência de chuvas e reforça as ações preventivas.
Desde a emissão do último alerta de chuva pela Defesa Civil, na segunda-feira (19), os pluviômetros do sistema ClimAju já registraram acumulado de 40 milímetros (mm), sem notificação de ocorrências graves.
O órgão, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém equipes em atenção aos chamados registrados através do número emergencial 199. “Atendemos, nas últimas 24 horas, seis ocorrências, sendo três para situações de alagamentos, duas referentes a risco estrutural e uma para risco de deslizamento de terra”, pontua o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.
As localidades com maior concentração de chuva, nesse mesmo período, foram os bairros Jardim Centenário, Robalo e Jardins, respectivamente. O trabalho de monitoramento de área de risco ocorre de forma reforçada, com equipes de prontidão para atendimento à população.
“Se constada alguma situação de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, nas áreas de encostas, assim como rachaduras, afundamentos de piso e barulho diferenciados no telhado, é importante acionar a Defesa Civil o quanto antes. O serviço emergencial funciona 24 horas e possibilita uma rápida resposta para a prevenção de risco”, destaca Robson Rabelo.
O alerta emitido no final da tarde da segunda-feira, para o período de 48 horas, está em vigor até o final da tarde da quarta-feira, 21. O órgão monitora as atualizações dos serviços de meteorologia, para adotar as medidas pertinentes à proteção, principalmente, dos moradores de áreas de risco.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Foto: Sérgio Silva