Após mais de 20 anos os poupadores de cadernetas de poupança que tiveram perdas nos quatro planos econômicos aplicados nas décadas de 80 e 90: o plano Bresser, de 1987; o Verão, de 1989 e os Planos Collor 1, de 1990 e Collor 2, de 1991, podem receber parte do dinheiro perdido logo. Um acordo foi fechado hoje entre os bancos e poupadores para encerrar quase um milhão de ações judiciais.

Os poupadores que foram afetados e estão com ação na justiça que aceitarem o acordo precisaram desistir do processo judicial. O acordo irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser homologado, somente após quem tiver direito poderá regatar o dinheiro, a expectativa é que ocorra até dezembro.

O valor será calculado a partir de um “fator multiplicador” que será refletido de acordo com o valor que a pessoa mantinha na poupança durante a adoção de cada plano que possuirão um valor diferente de correção. Porém o pagamento não será integral, a depender do plano pode acontecer 40% de desconto.

A Advocacia-Geral da União mediou o acordo que durou treze meses, de um lado os poupadores reclamavam nas ações é que na hora da troca dos planos a remuneração da poupança não foi realizada da forma devida, gerando perdas, do outro os bancos dizem que seguiram as regras vigentes nos períodos.

Lava Jato: Tribunal mantém o bloqueio de R$16 milhões do ex-presidente Lula

A marca de Edvaldo Nogueira é a falta de transparência, diz Kitty Lima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

    Das 156 companhias brasileiras presentes na feira, 74 foram afetadas [...]

  • Vila da Criança reúne espetáculos teatrais, cinema e atrações recreativas na Orla da Atalaia

    Na programação de sexta-feira, 23, a domingo, 25, público poderá [...]

  • Portaria convoca instituições financeiras para 3ª fase do Desenrola

    Bancos terão cinco dias úteis para apresentar dívidas ao governo [...]

  • Procon Aracaju orienta idosos sobre prevenção contra golpes digitais

    Ação realizada no Cras Rosa Emília Machado dos Santos reforçou [...]

  • Batista Lima In Concert: 50 anos de vida, 37 de música e uma história escrita pelo amor

    Há histórias que são contadas pelo tempo. Outras são cantadas, [...]