
Em meio à rotina hospitalar, gestos simples fizeram a diferença neste período de Natal no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Pacientes internados em diversos setores da unidade receberam presentes e a visita do Papai Noel, em uma ação que reforça o cuidado humanizado e a atenção à saúde emocional.
A ação percorreu setores como Pediatria, Oncologia, Enfermarias e a Unidade Mista Cirúrgica (UMC), levando acolhimento e o simbolismo do Natal a quem precisou passar a data no hospital.

Na Pediatria, a iniciativa proporcionou momentos de alegria e descontração. A gerente do internamento pediátrico do Huse, Valquíria Alves Barros, destacou a importância da ação. “É um momento de humanização, que traz leveza à rotina hospitalar e permite que as crianças saiam um pouco do ambiente de internação, beneficiando também as equipes”, afirmou.
Para Aline Fontes, mãe de Iago Marcel, de seis anos, internado há uma semana com pneumonia, o momento foi marcante. “Representa alegria e a chance de sair do quarto. Ele vai lembrar que o hospital não foi só um lugar de dor”, disse.
O pai Edson Ricardo dos Santos, acompanhante de João Ricardo Araújo dos Santos, de quatro anos, também ressaltou o impacto da ação. “Foi um momento de muita felicidade e interação. Vai ficar marcado para ele”, afirmou.
A ação contou com a participação dos doutores do ‘Palhaços de Propósito’, grupo que desenvolve atividades lúdicas em ambientes hospitalares. A doutora palhaça Soraya Paulon, chegou à unidade com doações de presentes feitas pelo Consultório Inspirar. “O Natal no hospital é mais difícil para a criança e para a família. A ação ajuda a aliviar a dor e trazer alegria”, explicou.
Humanização que transforma
Além da Pediatria, a ação alcançou Oncologia, Enfermarias e a Unidade Mista Cirúrgica (UMC). A médica Luciana Prudente, das alas de internamento, destacou o objetivo da iniciativa. “Buscamos trazer o simbolismo do Natal ao ambiente hospitalar, reforçando valores como solidariedade, cuidado e acolhimento por meio da ornamentação e da mobilização das equipes”, afirmou.
Na Oncologia da unidade hospitalar, a ação teve um papel central. A coordenadora do setor, Meire Jane Souza, ressaltou a importância do acolhimento neste período. “O cuidado oncológico exige atenção integral. Momentos como esse fortalecem o bem-estar emocional e oferecem esperança aos pacientes e familiares”, destacou.
Fonte, Secom – Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


