“Alexa, bom dia! Que dia é hoje? ”. Faça essa pergunta à sua assistente virtual nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, e conheça mais sobre esta que é uma data especial sobre conscientização da importância da doação de órgãos . Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde sobre o tema será: “Doação de órgãos: precisamos falar sim” , que alerta para a necessidade do diálogo sobre a doação e a desmistificação do assunto. A campanha já está no ar nos canais abertos de televisão e rádio e nas redes sociais do Ministério.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Patrícia Freire, explica que, apesar de os números de doações estarem cada vez maiores, a lista de espera por um procedimento continua grande. “Conversar sobre o tema é uma forma de quebrar barreiras, fortalecer a confiança e saber do desejo de cada um. Um dia, a família que doou órgãos pode precisar de um doador”, lembra.

No primeiro semestre deste ano, 14.352 mil transplantes foram viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. O número já é maior que o de 2023, quando foram registrados 13,9 mil durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram os rins fígado coração pâncreas pulmão , além da córnea medula óssea que são tecidos.

O SNT é o maior programa público de transplantes do mundo, responsável pela regulamentação, financiamento, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do custeio é realizado pelo SUS, que atualmente conta com 1.197 serviços distribuídos em 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

 

 

Fonte: Agência Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Banese Card recebe prêmios por ações de destaque na área de gestão de pessoas

    O Banese Card conquistou o 1° e o 2° lugares [...]

  • Simples Nacional: empresários defendem reajuste dos limites para evitar freio no crescimento

    No início de 2025, Evelin Gusmão Cecílio, 28 anos, de [...]

  • Expectativa de renda e trabalho seguro mobiliza catadores de resíduos sólidos no Fasc 2025

    A noite de abertura do Festival de Artes de São [...]

  • Salão do Automóvel: com o Mover, setor automotivo cresce com inovação e sustentabilidade

    O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços [...]

  • Secretaria de Políticas para as Mulheres promove ações de combate à violência e proteção durante o Fasc

    Para reforçar a campanha de conscientização e combate à importunação [...]