“Alexa, bom dia! Que dia é hoje? ”. Faça essa pergunta à sua assistente virtual nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, e conheça mais sobre esta que é uma data especial sobre conscientização da importância da doação de órgãos . Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde sobre o tema será: “Doação de órgãos: precisamos falar sim” , que alerta para a necessidade do diálogo sobre a doação e a desmistificação do assunto. A campanha já está no ar nos canais abertos de televisão e rádio e nas redes sociais do Ministério.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Patrícia Freire, explica que, apesar de os números de doações estarem cada vez maiores, a lista de espera por um procedimento continua grande. “Conversar sobre o tema é uma forma de quebrar barreiras, fortalecer a confiança e saber do desejo de cada um. Um dia, a família que doou órgãos pode precisar de um doador”, lembra.

No primeiro semestre deste ano, 14.352 mil transplantes foram viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. O número já é maior que o de 2023, quando foram registrados 13,9 mil durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram os rins fígado coração pâncreas pulmão , além da córnea medula óssea que são tecidos.

O SNT é o maior programa público de transplantes do mundo, responsável pela regulamentação, financiamento, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do custeio é realizado pelo SUS, que atualmente conta com 1.197 serviços distribuídos em 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

 

 

Fonte: Agência Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques lamenta mais um caso de feminicídio e cobra fortalecimento da rede de proteção às mulheres

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, lamentou mais um caso [...]

  • Confira as alterações no trânsito da capital neste final de semana

    Por conta da agenda de eventos previstos para este fim [...]

  • Previsões de 2026: Em estréia do Podcast Olho Vivo, Rejane Rios revela como vai ser o ano novo para personalidades

    Taróloga foi recebida pelo jornalista Fredson Navarro na estreia do [...]

  • Governo de Sergipe entrega dois aparelhos de ressonância para a saúde do Estado

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Réveillon dos Sergipanos: já estão abertas as inscrições para o Camarote da Acessibilidade

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal dos [...]