
Em Sergipe, caminhada na Orla da Atalaia marca o início das ações de conscientização
Futuro sustentável no trabalho e no clima. Esse é o tema da campanha Abril Verde 2025 do Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Neste ano, a campanha vai abordar como as mudanças climáticas afetam trabalhadores e a necessidade de fazer adaptações na rotina de trabalho para garantir a proteção de profissionais.
Ondas de calor, incêndios, enchentes e secas prolongadas são fenômenos cada vez mais frequentes e intensos e colocam em risco a saúde e a segurança de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 70% da força de trabalho mundial está exposta a calor excessivo, radiação ultravioleta, poluição do ar, eventos meteorológicos extremos, doenças transmitidas por vetores e agrotóxicos. A exposição a esses agentes pode causar acidentes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, disfunções renais e transtornos mentais.
Números
Em 2024, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) recebeu mais de 60 denúncias sobre acidentes no trabalho. No Brasil, o MPT recebeu 5.380 denúncias em relação aos acidentes do trabalho ocorridos no país. Também foram registradas 398 denúncias sobre situações de emergência e calamidade nacional. As denúncias por exposição ocupacional ao calor, incluindo as ondas de calor extremo, chegaram a 817 em 2024 e em 2025, até 30 de março, já alcançaram 463 casos.
Programação
As ações de conscientização sobre o tema acontecem ao longo do mês. Em Sergipe, o evento que marca o início da campanha acontece neste sábado (5), na Orla da Atalaia. O Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20), que envolve diversas instituições, entre elas o MPT-SE, realiza uma caminhada, a partir das 7h, para alertar sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A concentração será no estacionamento da Praia da Cinelândia e o evento é aberto ao público.
Em todo o país, até o fim de Abril, acontecem seminários, audiências públicas, iluminação de prédios e monumentos públicos, além de posts nas redes sociais. Também serão divulgados dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab). Lançada pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015, a ferramenta reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Fonte. Ascom – PRT20
*Com informações do MPT (Brasília)