Em reunião com o trade turístico, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), deu o pontapé para uma iniciativa inovadora que promete transformar a forma como moradores e visitantes se relacionam com a cidade. O projeto Abiudando Aracaju prevê a instalação de QR Codes em atrativos e equipamentos turísticos, permitindo acesso rápido e intuitivo a informações sobre cada local, suas histórias, curiosidades e importância para a construção da capital sergipana.

O encontro alinhou as estratégias para o projeto que potencializa a experiência de quem visita a cidade por meio do autoguiamento. Ao apontar a câmera do celular para os QR Codes instalados nos equipamentos, moradores e turistas passam a acessar conteúdos sobre os atrativos da cidade em português, inglês, espanhol e com acessibilidade em Libras e audiodescrição. A iniciativa transforma a visita em uma experiência mais significativa, despertando o sentimento de pertencimento em quem vive ou visita Aracaju. Além de fortalecer o turismo, o projeto cria novos pontos de interesse, aproxima a comunidade do visitante e fomenta o turismo em diferentes frentes.

Para o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, o Abiudando Aracaju representa um avanço importante na forma de apresentar a cidade. “Nesse primeiro momento, serão instaladas 60 placas em zinco com QR Codes. Ao apontar a câmera do seu telefone para um desses códigos, você vai obter informações sobre aquele equipamento e também um roteiro ao redor do ponto em que está. Ao mesmo tempo, o sistema vai nos permitir entender melhor esse turista: quantos dias ele passa em Aracaju, quais roteiros são mais visitados, entre outros dados. O Abiudando Aracaju estava no plano de governo da prefeita Emília Corrêa e começa a ser executado agora por meio da Secretaria de Turismo”, explicou.

A presidente da Comissão de Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), Aline Farias, destacou o impacto da iniciativa para a promoção do destino. Para ela, o projeto é um acerto da gestão ao “trazer um compilado de todos os pontos turísticos e assim apresentar, com maestria, a nossa cidade”.

Já o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Eduardo Oliva, destacou a criatividade do nome e o potencial do projeto. “Muitas vezes, nós mesmos desconhecemos as essências e peculiaridades que Aracaju oferece. O termo Abiudar é extremamente interessante, porque remete ao jeito curioso, de querer conhecer, de observar, como a abelha que pousa para descobrir. Ao ‘abiudar’ Aracaju, passamos a enxergar melhor tudo o que essa cidade fantástica oferece. Aracaju é uma capital querida, amável e uma belíssima surpresa. Vamos abiudar e viver Aracaju”, declarou Oliva.

Com o o projeto, a capital sergipana passa a oferecer uma experiência mais acessível, inteligente e integrada. A cidade se torna, assim, um território que pode ser descoberto passo a passo, reafirmando Aracaju como um destino inovador e acolhedor.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lula assina decreto que fortalece Instituições Comunitárias de Educação Superior

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira, 19 [...]

  • Abiudando Aracaju: projeto moderniza turismo com QR Codes e autoguiamento na capital

    Em reunião com o trade turístico, a Prefeitura de Aracaju, por meio [...]

  • Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (19) [...]

  • Hospital do Câncer de Sergipe inicia serviço ambulatorial para adultos e amplia assistência oncológica

    O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas [...]

  • Reforma Tributária: entenda o que muda, quando entra em vigor e como Aracaju está se preparando

    A Reforma Tributária representa a maior transformação já realizada no [...]