Olá, boa tarde!
Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e o Instituto Social Ágatha realizam a abertura da campanha contra o Trabalho Escravo 2026.

A programação começa a partir das 8h, com o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Escravo em Sergipe, com a presença de diversas autoridades, no auditório do MPT-SE.
Mais uma vez a cultura sergipana é destaque nas ações. Nesta edição, o tema do trabalho análogo ao de escravo será apresentado pela equipe da Tampa Produções Artísticas, com a peça teatral “Quando a esmola é grande, tem que desconfiar”, escrita por Virgínia Lúcia F. Menezes, com direção de Raimundo Venâncio.

O evento também terá Palestra Magna do historiador especialista em Gestão de Políticas Públicas Gustavo Felicio. Ele é assessor do médico, político e ativista social Carlos Bezerra Júnior, inicialmente convidado para a palestra, mas não poderá comparecer devido a problemas de saúde. O médico Carlos Bezerra Júnior possui longa trajetória na luta contra o trabalho escravo. Bezerra é autor da Lei 14.946/13, em vigor no Estado de São Paulo, que prevê punições a empresas com prática do trabalho escravo em qualquer etapa de sua produção. A lei foi apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo mundial no combate à escravidão contemporânea. Essa experiência será compartilhada pelo assessor parlamentar Gustavo Felicio durante a palestra.

As ações de conscientização seguem até o mês de fevereiro, com apresentações teatrais e palestras em espaços públicos de Aracaju, além das cidades de Canindé de São Francisco, Tobias Barreto e Itabaiana, conforme programação abaixo:

SERVIÇO:
O quê? Abertura da Campanha contra o Trabalho Escravo 2026
Quando? Quarta-feira, 28 de janeiro – a partir de 8h
Onde? Auditório do MPT-SE (Av. Desembargador Maynard, n. 72 – Bairro Cirurgia, Aracaju)
Fonte, Ascom – PRT 20

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvimento aprovado pelo Governo Federal

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Abertura da Campanha contra o Trabalho Escravo em Sergipe

    Olá, boa tarde! Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, Dia Nacional [...]

  • Presidente do TSE alerta para aumento de desinformação nas eleições

    A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), [...]

  • Sergipe amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 20 mil [...]

  • Educação Especial: Prefeitura qualifica professores para execução do Planejamento Educacional Individualizado Educação

    Para possibilitar o desenvolvimento de todos os alunos integrantes da [...]