Com o início de mais um ano, milhares de estudantes pelo país se preparam para conquistar uma vaga e ingressar no ensino superior. Em 2025, o Ministério da Educação definiu o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a inscrição estará disponível a partir desta sexta-feira, 17, com término no dia 21 de janeiro.
Com conceito máximo alcançado na avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, a Universidade Federal de Sergipe se prepara para receber os novos alunos. São ofertadas 5.640 vagas distribuídas em 108 cursos neste ano.
O pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, ressalta o destaque nacional e internacional que a UFS vem recebendo ao longo dos anos entre as instituições de ensino superior.
“A Universidade Federal de Sergipe é uma instituição que vem em um processo recorrente de crescimento em torno da qualidade do serviço que presta e um indicativo forte disso foi a nota 5 que nós obtivemos no recredenciamento institucional do MEC. A UFS oferece uma variedade de cursos que permitem amplas opções de sucesso e empregabilidade. Além disso, a instituição tem recebido prêmios e visto os egressos e atuais alunos obterem sucesso, oportunidades profissionais importantes”, afirma Dilton.
Desse total de vagas, 2.606 serão destinadas à ampla concorrência, 108 para ações afirmativas e 2.926 serão ofertadas pela Lei de Cotas. Todos os seis campi da UFS adotarão o Sisu como forma de ingresso na instituição. São eles: São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Lagarto, Itabaiana e Sertão.
A matrícula institucional acontecerá em duas etapas: pré-matrícula institucional, de 28 a 31 de janeiro, destinada à entrega da documentação comprobatória; e confirmação de vínculo, ainda com editais a serem lançados, destinada à efetivação da matrícula institucional, mudando a condição do candidato de pré-matriculado para matriculado.
Já os candidatos que não foram convocados na chamada regular devem ficar atentos ao prazo do MEC para manifestação de interesse na lista de espera, que em 2025 será de 26 a 31 de janeiro.
O pró-reitor também explica que esse período de escolha e ingresso na universidade é o mais importante para as atividades da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
“Esse momento, desde a pré-matrícula institucional até a confirmação do vínculo, é de muita felicidade para os aprovados e de muita expectativa para aqueles que manifestarão interesse na lista de espera. E para que isso ocorra da melhor maneira possível, um planejamento cuidadoso precisa ser realizado. A Prograd se prepara com bastante antecedência e diversos setores da universidade estão envolvidos e é a atividade mais especial que a pró-reitoria realiza anualmente”, diz o pró-reitor.
Cotas por renda
Os candidatos que concorrerão às vagas destinadas a pessoas com renda menor ou igual a um salário deverão fazer a comprovação de renda, exclusivamente, por meio do Extrato de Consulta Completa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o demonstrativo e não somente apenas o cadastro.
O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, dando acesso a diversos programas sociais. Criado pelo Governo Federal, ele é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, sendo o cadastro feito de forma presencial junto a cada uma delas.
No Sisu 2023, a UFS aceitou pela última vez as duas modalidades na matrícula: a tradicional, apresentando todos os documentos comprobatórios de sua situação de vulnerabilidade; ou a apresentação do CadÚnico de forma ainda opcional. Desde o Sisu 2024, apenas a certidão do CadÚnico é aceita como comprovante para os cotistas por renda.
Cotas raciais
O candidato aprovado que se autodeclarar preto ou pardo terá a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise das fotos pela Comissão de Heteroidentificação, que verificará a veracidade da autodeclaração. Para o procedimento de heteroidentificação, os candidatos deverão enviar os arquivos das três fotos em tamanho 5×7, em formato PDF, observando as instruções contidas no edital.
Se a Comissão de Heteroidentificação concluir que a documentação apresentada não é suficiente para comprovar a autodeclaração alegada, o candidato precisará participar de avaliação presencial no período de 13 a 18 de fevereiro, conforme cronograma com local, data e horário a ser divulgado, ficando o status no Portal de Ingresso como “aguardando comparecimento”.
Os convocados que não comparecerem para a realização da verificação presencial serão considerados desistentes, perdendo o direito à vaga.
Cotas para indígenas, quilombolas e PcD
Para vagas reservadas a pessoas autodeclaradas indígenas, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição da condição autodeclarada, com base na Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena.
Para vagas reservadas a quilombolas, será considerado, exclusivamente, o critério de pertencimento étnico para aferição da condição autodeclarada, com base na Declaração de Pertencimento.
Já os candidatos que concorrem a vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) terão a efetivação da pré-matrícula condicionada à análise documental pela comissão multiprofissional.
Fonte, Letícia Nery – Ascom UFS