Por: Edvar Freire Caetano

A canção popular acredita que um valente é o vencedor dessa luta. Mas, a compositora, Fernanda Abreu, romantizou a letra ao ignorar, na sua bela visão artística, que nessa luta de verdade não há vencedores.
Por milênios desse conflito, são os pequenos crustáceos, os moluscos, os peixinhos que pagam pela ambição desmedida do mar, que se atira inconsequente contra os rochedos, que, por sua vez, não arredam o pé.
É isso que acontece no Brasil. Desde a posse do inflamável presidente Bolsonaro, trava-se um duelo entre o executivo e o Supremo Tribunal Federal. Duas forças gigantescas, que deixam em segundo plano a agenda de desenvolvimento do Brasil, para apegar-se a um duelo de egos, onde as sandálias da humildade são incineradas nessa malsinada fogueira de vaidades.
O princípio de equilíbrio entre os poderes é subtraído pela arrogância, quando a essência da democracia deixa de existir para dar espaço a narrativas esdrúxulas, que colocam o Estado em permanente alerta e a nação perdida em completa insegurança, avaliando qual seria o melhor entre os piores cenários.
É chegada a hora de somar, e não de dividir forças: Supremo, Congresso, Executivo, juntos, apostando em uma agenda positiva e que recoloque o Brasil no trilho da confiança de investidores estrangeiros; que dê espaço para sonhar aos milhares de empresários deste país e aos milhões de brasileiros.
Que os políticos de cúpula pensem no Brasil, e não apenas nesse improvável Fundo Partidário de impressionantes R$ 6 bilhões, em plena crise econômica. Que não antecipem a disputa eleitoral com tantos e tão altos prejuízos para a retomada do crescimento.
Assim como na luta de milhares de anos entre o rochedo e o mar, onde são sacrificados pequenos seres viventes, nessa guerra de gigantes do poder no Brasil sobram prejuízos para a população mais pobre, para os pequenos empresários, para os milhões de desempregados.
“Guarda, a que hora estamos da noite?” (Isaías 21:11) ¬ Parece tarde, mas, ainda há tempo!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Após recorde de adesivaço em lançamento oficial de candidatura, Kitty Lima mantém sucesso com carreatas em 1ª semana de campanha

    Após o lançamento oficial da candidatura para as eleições 2026 [...]

  • 7º Workshop do Mercado Imobiliário reúne mais de 500 participantes e fortalece o setor em Sergipe

    O 7º Workshop do Mercado Imobiliário consolidou-se como um dos [...]

  • MPT-SE e TRE-SE firmarão Pacto pela Democracia, Liberdade do Voto e prevenção ao Assédio Eleitoral

    Órgãos do sistema de Justiça e Segurança Pública também vão [...]

  • Encceja 2026: prazo para solicitar reaplicação vai até 28 de agosto

    Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de [...]

  • Prefeitura realiza 2ª edição da Feira Centro Vivo no dia 19 de setembro

    A Prefeitura de Aracaju realizará, no dia 19 de setembro [...]