Por Habacuque Villacorte

O vereador Breno Garibalde pediu mais consciência das pessoas que insistem em abandonar animais. “A gente precisa entender de uma vez por todas que animal não é brinquedo e abandono é crime. As minhas gatas, adotadas por mim e minha esposa, foram abandonadas muito novinhas e com certeza não estariam vivas se não tivéssemos adotado. É lamentável acompanhar tantos casos de abandono, que ocorrem diariamente em Aracaju”, pontuou.

O parlamentar destacou o lançamento do Programa Aju Animal. “É um programa muito importante, que eu realmente espero que ajude diversos animais, ONGs e demais protetores. Durante o lançamento, foi explicado que o Aju Animal estará dividido em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. Tudo isso em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, além da participação de clínicas veterinárias particulares. Então, eu estou bem animado para ver esse projeto funcionando”, afirmou Breno.

O vereador aproveitou para cobrar maior fiscalização e mais rigidez nos casos de abandono, bem como de maus tratos. “A gente hoje tem a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (DEPAMA), comandada pela competente delegada Georlize Teles, mas que sozinha não dá conta de tantos casos. É preciso instalar câmeras de monitoramento em pontos principais de abandono, a exemplo de Parque dos Cajueiros, incentivar campanhas educativas contra esse ato e também contra os maus tratos”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Redução de filas no Cemar Aracaju melhora acesso a exames e agiliza atendimentos

    O tempo de espera para exames no Centro de Especialidades [...]

  • Última chance para estados e municípios participarem do Mais Médicos Especialistas

    Gestores estaduais e municipais têm até o dia 25 de [...]

  • Hospital Regional de Socorro realiza mais de 120 mil atendimentos em 2025 e se consolida como unidade estratégica da rede de saúde estadual

    O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro José Franco [...]

  • Lula assina MP que garante proteção de direitos para a Copa do Mundo Feminina de 2027

    O presidente Lula assinou a Medida Provisória que estabelece o regime jurídico [...]

  • Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

    As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em [...]