Por Habacuque Villacorte

O vereador Breno Garibalde pediu mais consciência das pessoas que insistem em abandonar animais. “A gente precisa entender de uma vez por todas que animal não é brinquedo e abandono é crime. As minhas gatas, adotadas por mim e minha esposa, foram abandonadas muito novinhas e com certeza não estariam vivas se não tivéssemos adotado. É lamentável acompanhar tantos casos de abandono, que ocorrem diariamente em Aracaju”, pontuou.

O parlamentar destacou o lançamento do Programa Aju Animal. “É um programa muito importante, que eu realmente espero que ajude diversos animais, ONGs e demais protetores. Durante o lançamento, foi explicado que o Aju Animal estará dividido em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. Tudo isso em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, além da participação de clínicas veterinárias particulares. Então, eu estou bem animado para ver esse projeto funcionando”, afirmou Breno.

O vereador aproveitou para cobrar maior fiscalização e mais rigidez nos casos de abandono, bem como de maus tratos. “A gente hoje tem a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (DEPAMA), comandada pela competente delegada Georlize Teles, mas que sozinha não dá conta de tantos casos. É preciso instalar câmeras de monitoramento em pontos principais de abandono, a exemplo de Parque dos Cajueiros, incentivar campanhas educativas contra esse ato e também contra os maus tratos”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Deputada Estadual Kitty Lima indica Monizze Santiago para o comando do PSB em Carmópolis

    Aconteceu neste último dia 08, a cerimônia de posse da [...]

  • Desenrola Adimplentes começa a operar nesta segunda-feira

    Começa nesta segunda-feira (10) a operação do Desenrola Adimplentes, modalidade [...]

  • Campanha de Multivacinação 2026 segue até 1º de setembro. Dia D será em 22 de agosto

    O objetivo do Ministério da Saúde é atualizar a caderneta [...]

  • Aracaju fortalece turismo de eventos com passeio durante campeonato nacional de xadrez

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • 1,2 mil estados e municípios podem perder complementação da União ao Fundeb em 2027

    Cerca de 1,2 mil entes federativos, entre estados e municípios, [...]