Por Habacuque Villacorte

O vereador Breno Garibalde pediu mais consciência das pessoas que insistem em abandonar animais. “A gente precisa entender de uma vez por todas que animal não é brinquedo e abandono é crime. As minhas gatas, adotadas por mim e minha esposa, foram abandonadas muito novinhas e com certeza não estariam vivas se não tivéssemos adotado. É lamentável acompanhar tantos casos de abandono, que ocorrem diariamente em Aracaju”, pontuou.

O parlamentar destacou o lançamento do Programa Aju Animal. “É um programa muito importante, que eu realmente espero que ajude diversos animais, ONGs e demais protetores. Durante o lançamento, foi explicado que o Aju Animal estará dividido em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. Tudo isso em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, além da participação de clínicas veterinárias particulares. Então, eu estou bem animado para ver esse projeto funcionando”, afirmou Breno.

O vereador aproveitou para cobrar maior fiscalização e mais rigidez nos casos de abandono, bem como de maus tratos. “A gente hoje tem a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (DEPAMA), comandada pela competente delegada Georlize Teles, mas que sozinha não dá conta de tantos casos. É preciso instalar câmeras de monitoramento em pontos principais de abandono, a exemplo de Parque dos Cajueiros, incentivar campanhas educativas contra esse ato e também contra os maus tratos”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero

    A terceira fase da Operação Compliance Zero foi deflagrada no [...]

  • Tropical Run reúne atletas na Praia do Robalo e abre Calendário Esportivo 2026 da Speed Sports

    Após um sábado de chuva na capital sergipana, o domingo [...]

  • Terminal Pesqueiro Público de Aracaju é arrematado na Bolsa de Valores de São Paulo

    O Governo de Sergipe acompanhou a realização do leilão do [...]

  • Inverno na Argentina: Bariloche e Buenos Aires são opções para turistas sergipanos

    Com a proximidade da alta temporada de inverno na América [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Justiça suspende eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de [...]