
Cerca de 50% dos quadros da OAB são compostos por membros da jovem advocacia, conforme relato do atual presidente do Conselho Federal da Ordem, Beto Simonetti, em uma de suas passagens por Sergipe. Em tempos de Quinto Constitucional, é inegável que candidatos como o jovem advogado tributarista, Matheus Chagas, tenham maior facilidade de conquistar a simpatia desse representativo segmento da advocacia.
O Quinto Constitucional é um dispositivo da Constituição Federal que garante 20% das vagas para advogados e membros do ministério público em alguns tribunais. A ideia é oxigenar o sistema judiciário, promovendo pluralidade de visões e experiências. Como uma vaga foi aberta em Sergipe, ela agora será preenchida por um advogado de carreira. Só para se ter ideia da importância desse pleito, a última eleição do Quinto para o Tribunal de Justiça de Sergipe ocorreu há 18 anos.
Com data marcada para o próximo dia 19 de novembro, 27 candidatos inscritos disputam a atenção da advocacia sergipana. A partir dessa eleição, será formada uma lista sêxtupla, que terá cotas de raça (negros, pretos e pardos), gênero (mulheres) e pessoas com deficiência. Essa lista será enviada ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que, por sua vez, formará a lista tríplice a ser enviada ao govenador. Entre esses 3 nomes, o governador escolherá e nomeará o novo desembargador de Sergipe.
Quem o governador irá escolher, no fim das contas, são outros quinhentos, pois são muitas e complexas as questões envolvidas. Mas, no que diz respeito especificamente à eleição do dia 19, a advocacia tem absoluta autonomia, o que significa um grande poder decisório da jovem advocacia, como já salientamos. E é nesse contexto que a candidatura de Matheus Chagas ganha relevância.
Com apenas 41 anos de idade, Matheus tem um currículo que confronta com muitos que esnobam seus anos de experiência profissional como argumento principal de sua campanha. E olha que apesar da idade, Matheus já tem 18 anos de estrada. Formou-se na USP e, após iniciar uma carreira promissora em importantes escritórios de São Paulo, retornou para Sergipe com o objetivo de montar seu próprio escritório. Reconhecido como um grande empreendedor, fundou, em 2013, o BCP Advocacia, empresa hoje conceituada e consolidada em nosso estado.
Mais do que um grande empreendedor, Matheus também é citado pelos seus pares como um advogado raiz, sempre discreto, ético, transparente e de moral ilibada. Será que essas características têm algo a ver com os atributos de um bom desembargador? E tem mais, Matheus tem um histórico de participação ativa dentro da Ordem. Em sua atuação como presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB Sergipe, foi responsável, por exemplo, pela causa que garantiu aos advogados a isenção da cobrança de imposto sobre os honorários sucumbenciais, só para citar uma de suas importantes conquistas à classe.
Com uma postura que combina com seu perfil profissional, Matheus faz questão de aparecer nas redes sociais com uma campanha correta, limpa, ética e propositiva. São princípios que o jovem advogado parece não abrir mão por cargo nenhum no mundo. E talvez seja mesmo esse o seu diferencial. Afinal, esses são os mesmos princípios que se espera de um juiz na aplicação das leis e na defesa do estado de direito e da democracia, um juiz de alto nível.
Aliás, mais do que aparecer nas redes sociais, o jovem advogado Matheus aposta mesmo é nos apertos de mãos das visitas que vem fazendo em escritórios de todo o estado. Muito querido pela classe, de fácil trato com as pessoas e com muitos serviços prestados, coloca suas pautas na mesa com a firmeza de quem tem clareza do seu papel como represente da advocacia.
Caso seja eleito, ter um gabinete aberto para a sociedade e para a advocacia será praticamente uma continuidade do que Matheus já é como pessoa e profissional. Mas seus compromissos vão muito além. Da defesa irrestrita das prerrogativas da classe ao uso de instrumentos tecnológicos como meio de agilização de processos e facilitação de acesso aos advogados do interior, Matheus acredita que o sistema tem muito para se renovar e avançar. Um desafio que, quem conhece Matheus, acredita que ele tem plenas condições de vencer como desembargador.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


