Um dos profissionais que tiveram grande relevância durante a crise sanitária da covid-19 foi o fonoaudiólogo. A especialidade Disfagia foi quem obteve maior destaque. Como a doença atinge, principalmente, a região da cabeça, pescoço e pulmão, muitos pacientes ficaram com sequelas importantes após passarem pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante e após a intubação. Eles sofreram alterações de laringe (paralisia, granulomas) e também problemas de mastigação e deglutição.

Segundo a fonoaudióloga Neuza Sales, que é especialista em voz e já atuou tanto na esfera pública quanto privada, nas clínicas particulares o atendimento às vítimas da covid-19 foi mais significativo para perda de olfato, alterações de voz e também para a continuidade do atendimento pós UTI. “Muitos pacientes ficaram com sequelas e, após receberem alta hospitalar, deram continuidade aos seus tratamentos nas clínicas”, explica.

Neuza Sales, fonoaudióloga

Neuza lembra que durante a pandemia uma das novidades foi o atendimento online, autorizado pela primeira vez pelo Conselho de Fonoaudiologia. O atendimento híbrido abriu um outro campo de integração entre o fonoaudiólogo e a população. “Foi uma experiência muito rica, tanto que mesmo quando voltamos paro o presencial, nós continuamos o atendimento online, muitos pacientes inclusive preferem essa modalidade porque eles não têm tempo de ir para a clínica porque trabalham o dia todo”, comenta a fonoaudióloga.

A especialista conta que o fonoaudiólogo tem uma atuação integradora, fazendo parte de diversas equipes. Além de cuidar da alteração específica da fonoaudiologia, o profissional também acolhe o indivíduo, fortalece seu autocuidado, sua visão de mundo, sua vontade de seguir em frente para ter uma melhor qualidade de vida e ser novamente inserido na sociedade. “A fonoaudiologia é uma profissão humanizada”, revela.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo espaço para comercialização de pescados no Terminal Pesqueiro já está em pleno funcionamento

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Sergipe conquista nota mais alta de classificação por política fiscal adotada pela gestão estadual

    Os resultados da política fiscal adotada pelo Governo de Sergipe, [...]

  • Instituto Clima e Sociedade lança edital para projetos que usam IA

    O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou o edital Desafio [...]

  • Abril Verde 2025: campanha alerta para impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho

    Em Sergipe, caminhada na Orla da Atalaia marca o início [...]

  • Em reunião com ministro dos Transportes, Fábio Mitidieri informa que edital de licitação do trecho Sul da BR-101 será publicado no dia 10

    Nesta quinta-feira, 3, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve [...]